Decoração De Sotão Dicas

Decoração De Sotão Dicas

As casas que possuem um sótão são normalmente mais elegantes e clássicas do que as construções tradicionais. No Brasil não é comum adicionar esse…

Por Isabella Moretti em 07/04/2011

As casas que possuem um sótão são normalmente mais elegantes e clássicas do que as construções tradicionais. No Brasil não é comum adicionar esse cômodo no projeto, mas nos Estados Unidos e alguns países da Europa exibem imóveis com sótãos bem posicionados e em evidência no ultimo piso. É com base nas perspectivas estrangeiras que algumas pessoas estão criando um espaço na casa exclusivo para o sótão.

Há muitas dúvidas sobre como integrar um sótão a planta da cada e depois decorá-lo de forma bonita e dentro das perspectivas. A princípio é necessário entender qual a função do ambiente dentro de um imóvel e como o seu espaço pode ser bem aproveitado. Simples ou personalizado, o sótão pode se transformar uma área de descanso, descontração ou mesmo depósito dentro de casa.

Situado no último pavimento, o sótão normalmente corresponde a um terceiro andar da casa, onde a inclinação do telhado pode até ser visualizada. Suas dimensões não são tão amplas, mas podem receber uma decoração customizada para inovar a aparência. Enfim, há inúmeras idéias que podem ser aproveitadas na hora de planejar a decoração do sótão.

Antes de dar início ao projeto de decoração é importante se preocupar com o tipo de revestimento que predomina, qual tipo de atmosfera deseja criar com a decoração, escolha do mobiliário e objetos que contribuem na estética do ambiente, ditando o estilo.

Como decorar sótão?


Em primeiro lugar é necessário considerar as medidas do sótão e depois apontar qual será a sua finalidade. Caso o espaço tenha como principal objetivo proporcionar descanso, recomenda-se o uso de elementos mais tranqüilos e suaves para decorar. Opte poltronas, cadeiras estofadas ou até mesmo um tatame para mobiliar o local. Algumas pessoas chegam a montar um verdadeiro spa caseiro para aproveitar o espaço de maneira bem autêntica.

Se o sótão também assumir o papel de área para estudos e atividades profissionais, é interessante acrescentar uma escrivaninha e uma estante de livros, além de montar uma iluminação agradável para leitura, já que em seu formato convencional o sótão é um lugar mais escuro. Basicamente será um home office,  sendo um lugar tranqüilo para trabalhar, estudar e manter tudo organizado.

Em alguns casos o sótão da casa se transforma numa verdadeira sala infantil, adquirindo uma decoração personalizada com os elementos que prevalecem no universo de uma criança. Desse modo, o espaço pode ser usado para armazenar brinquedos e brincar.

Quem gosta de arte pode transformar o sótão da casa numa área aconchegante e tranqüila para fazer trabalhos relacionados a desenho e pintura. A partir do momento que o cômodo é customizado, ele pode se tornar o cantinho para um artista produzir sem ser incomodado. Outra sugestão interessante é transformar o sótão num quarto de hóspedes, com direito a camas e armários.

As dicas para decoração de sótão não param por aí, afinal, o espaço situado no último piso da casa pode ser aproveitado de várias formas. Em algumas casas a área está sendo transformada em Walk-in closet, ou seja, um lugar para armazenar calçados, roupas e outras peças. Para manter esse ambiente organizado, é comum o mobiliário ser constituído por armários e prateleiras. As pessoas que tocam instrumentos ou possuem uma banda podem usar o sótão para ensaios, além de customizá-lo com elementos relacionados ao universo musical.

Enfim, há muitas maneiras de decorar o sótão e acabar com a sua classificação de “espaço esquecido da casa”. Basta ter bom gosto, criatividade e conhecer as tendências para explorar o que há de mais original na área de decoração.

Tenha boas idéias para inovar a decoração do sótão e criar uma atmosfera confortável.

Top