Decoração de quarto para cadeirante

O cadeirante costuma passar por dificuldades numa casa comum, não alcançando determinados objetos ou não conseguindo circular direito pelos ambientes. Para resolver esse tipo…

Quarto moderno e adaptado as necessidades do deficiente físico.

O cadeirante costuma passar por dificuldades numa casa comum, não alcançando determinados objetos ou não conseguindo circular direito pelos ambientes. Para resolver esse tipo de problema, os arquitetos começaram a levar em consideração as limitações das pessoas que vivem numa estreita dependência com a cadeira de rodas.

Os novos projetos de decoração voltados para cadeirantes, são desenvolvidos sob medida pensando no conforto e praticidade dessas pessoas. A casa passará por ajustes tanto no posicionamento dos móveis, como também nas estruturas de apoio ao deficiente físico.

É complicado depender dos outros para desempenhar qualquer tipo de atividade, por isso a decoração acessível para cadeirante precisa contribuir com um dia-a-dia mais independente. As adaptações precisam ser ainda mais focadas no quarto, levando sempre em conta a segurança e o conforto.

Como deve ser um quarto para cadeirante?

1. Espaço: as dificuldades de se locomover pela casa são evidentes, em especial quando os cômodos são pequenos e sobrecarregados. Dessa forma, priorize o espaço do quarto do cadeirante e use de todos os artifícios para otimizá-lo.

2. Móveis: tudo precisa ser planejado em função da mobilidade do usuário dentro do quarto, por isso prefira encostar os móveis nas paredes e deixar o espaço central livre para circulação. Quanto aos itens mobiliários, prefira peças que tenham cantos arredondados para evitar colisões dolorosas.

3. Revestimento: use pisos antiderrapantes para revestir o chão e evite as peças polidas.

No quarto do cadeirante, tudo precisa estar ao alcance das mãos.

4. Tudo ao alcance das mãos: a decoração precisa deixar tudo acessível ao cadeirante, o que justifica a necessidade de algumas adaptações. A altura máxima de alcance é de 1,35 m, por isso os objetos não podem estar guardados em prateleiras altas. A cama deve apresentar a mesma altura da cadeira de rodas e a escrivaninha necessita de algumas mudanças que permitam o encaixe perfeito, com alcance manual frontal.

Continuar Lendo  Os diferentes tipos de sinusite

5. Adaptações: instale as tomadas numa altura entre 60 a 75 cm do chão. O tamanho do cômodo e até mesmo do corredor de acesso precisa levar em conta o giro da cadeira para não criar dificuldades na locomoção do deficiente físico. Mantenha o banheiro o mais próximo possível do quarto, apostando em todos os ajustes que facilitam a vida do cadeirante. A instalação das barras para apoio é fundamental, tal como aderir móveis mais baixos.

6. Personalização: na hora de decorar, procure valorizar as preferências do cadeirante para eleger um estilo ou tema em especial. Assim, o quarto acaba se transformando em um ambiente mais aconchegante e charmoso.

Quarto confortável, bonito e charmoso.

 

Top