Decoração de quarto para cadeirante

Isabella Moretti 12/12/2011 Bem Estar

Quarto moderno e adaptado as necessidades do deficiente físico.

O cadeirante costuma passar por dificuldades numa casa comum, não alcançando determinados objetos ou não conseguindo circular direito pelos ambientes. Para resolver esse tipo de problema, os arquitetos começaram a levar em consideração as limitações das pessoas que vivem numa estreita dependência com a cadeira de rodas.

Os novos projetos de decoração voltados para cadeirantes, são desenvolvidos sob medida pensando no conforto e praticidade dessas pessoas. A casa passará por ajustes tanto no posicionamento dos móveis, como também nas estruturas de apoio ao deficiente físico.

É complicado depender dos outros para desempenhar qualquer tipo de atividade, por isso a decoração acessível para cadeirante precisa contribuir com um dia-a-dia mais independente. As adaptações precisam ser ainda mais focadas no quarto, levando sempre em conta a segurança e o conforto.

Como deve ser um quarto para cadeirante?

1. Espaço: as dificuldades de se locomover pela casa são evidentes, em especial quando os cômodos são pequenos e sobrecarregados. Dessa forma, priorize o espaço do quarto do cadeirante e use de todos os artifícios para otimizá-lo.

2. Móveis: tudo precisa ser planejado em função da mobilidade do usuário dentro do quarto, por isso prefira encostar os móveis nas paredes e deixar o espaço central livre para circulação. Quanto aos itens mobiliários, prefira peças que tenham cantos arredondados para evitar colisões dolorosas.

3. Revestimento: use pisos antiderrapantes para revestir o chão e evite as peças polidas.

No quarto do cadeirante, tudo precisa estar ao alcance das mãos.

4. Tudo ao alcance das mãos: a decoração precisa deixar tudo acessível ao cadeirante, o que justifica a necessidade de algumas adaptações. A altura máxima de alcance é de 1,35 m, por isso os objetos não podem estar guardados em prateleiras altas. A cama deve apresentar a mesma altura da cadeira de rodas e a escrivaninha necessita de algumas mudanças que permitam o encaixe perfeito, com alcance manual frontal.

5. Adaptações: instale as tomadas numa altura entre 60 a 75 cm do chão. O tamanho do cômodo e até mesmo do corredor de acesso precisa levar em conta o giro da cadeira para não criar dificuldades na locomoção do deficiente físico. Mantenha o banheiro o mais próximo possível do quarto, apostando em todos os ajustes que facilitam a vida do cadeirante. A instalação das barras para apoio é fundamental, tal como aderir móveis mais baixos.

6. Personalização: na hora de decorar, procure valorizar as preferências do cadeirante para eleger um estilo ou tema em especial. Assim, o quarto acaba se transformando em um ambiente mais aconchegante e charmoso.

Quarto confortável, bonito e charmoso.

 

Outros artigos

Linha de Eletroportáteis Cadence

06/01/2011

Linha de Eletroportáteis Cadence

Atualmente encontramos diversas marcas de eletrodomésticos no mercado, muitas delas de ótima qualidade. Os aparelhos eletroportáteis são de grande utilidade para...

Lugares para viajar perto de SP

28/08/2012

Lugares para viajar perto de SP

Existem alguns roteiros próximos a São Paulo que oferecem atrativos para tornar sua viagem inesquecível. Conheça alguns exemplos de lugares para viajar perto de SP. ...

Compra Fácil Brinquedos

03/12/2010

Compra Fácil Brinquedos

Compra Fácil Brinquedos Se você quer comodidade para fazer suas compras sem sair de casa você pode comprar on-line 24 horas e encontrar variedade de produtos assi...