Decoração de interiores com tijolos aparentes

O tijolo é um material muito usado na construção de casas, mas ele não precisa ficar restrito apenas a parte estrutural ou ao revestimento…

Por Isabella Moretti em 28/04/2012

Os tijolos estão conquistando espaço na decoração de interiores.

O tijolo é um material muito usado na construção de casas, mas ele não precisa ficar restrito apenas a parte estrutural ou ao revestimento externo. Para deixar o visual da casa com um toque charmoso, robusto e totalmente diferente, vale a pena investir nos tijolinhos para fazer o acabamento das paredes.

A proposta de tijolos aparentes veio para ficar e já está lançando tendências na área de decoração. Os velhos blocos feitos de barro desempenham novas funções na casa, assegurando resistência, conforto térmico, isolamento acústico e durabilidade para as paredes residenciais. O acabamento com tijolos também é muito eficaz do ponto de vista estético, já que contribui com um efeito charmoso e garante uma textura diferenciada para a superfície.

Na hora de decorar com tijolos aparentes, é necessário considerar vários fatores, como a estrutura, o tipo de tijolo, cor e acabamento final. De acordo com estas características o acabamento vai conseguir transformar o visual do ambiente e valorizar um determinado estilo.

Decorando com tijolos aparentes

O acabamento explora a estética do imperfeito.

A estrutura pode ser metálica ou de concreto, seguindo a linha das construções tradicionais. Outra possibilidade é usar os tijolinhos para revestir a estrutura em madeira tratada, obtendo assim o efeito robusto dos blocos. Por fim, existe a alternativa de montar paredes amarradas em tijolos, cuja montagem custa bem mais caro.

Os tipos de tijolos variam principalmente com relação à cor, tamanho e formato. As principais tonalidades disponíveis a venda nas lojas são laranja, rosado, vermelho, café e tabaco. No entanto, a cor que predomina na composição depende muito do acabamento usado. Já com relação ao tamanho e formato das peças, é essencial que exista harmonia e proporção.

A forma como o tijolo é aplicado também costuma interferir na estética da parede. As peças podem exibir junta cheia (com superfície nivelada), seca (tijolinhos sem abertura) e frisada (abertura entre as peças).

Os tijolos aparentes se destacam no visual desta sala.

Para concluir a montagem do espaço com tijolos aparentes, é necessário escolher qual a forma de acabamento para criar um efeito mais grosseiro, mais sofisticado ou mais dramático.

No caso de uma decoração com totalidade rústica, vale a pena apostar nos blocos assentados com argila e areia grossa. Numa proposta retrô e clássica, o acabamento patinado cria um efeito maravilhoso nos blocos, concedendo um aspecto envelhecido. Outra sugestão bem interessante consiste em pintar a parede revestida de tijolos com a cor favorita, criando um painel personalizado dentro da residência.

Aproveite as dicas e inove na decoração de interiores com tijolos aparentes.

Top