Decoração de Clinica de Fisioterapia

É muito importante pensar no ambiente de uma clinica de Fisioterapia como funcional, contemporâneo, aconchegante e adaptado às legislações específicas para ambientes de saúde.

Os pacientes que geralmente procuram esse tipo de serviços encontrassem debilitados de seus sentidos motores, com dores, com movimentos prejudicados ou até paralisados. E o pior de tudo, é que além do problema físico muitos apresentam problemas emocionais,  na maioria dos casos o que os deixou nesta situação debilitada foi algum tipo de acidente grave e traumático.

O decoração ideal para o ambiente deve passar ao paciente uma certa paz e muita  confiança. Equipamentos modernos e infraestrutura adequada são indispensáveis.

Deve ser claro, estar sempre limpo e com fragrâncias suaves no ar.

Aliar o tratamento fisioterápico a cromoterapia pode ser uma boa ideia.

Na hora de escolher as cores algumas dicas  da cromoterapia podem ser levadas em consideração. O verde, por exemplo, reduz a tensão, ajuda na recuperação de infecções e na solução de problemas emocionais, é uma ótima cor para  quem passa por períodos de crise. O Violeta – Acalma o coração, fortalece as defesas, diminui o medo e a angústia. Ambas as cores podem ser uteis na hora de pintar as paredes onde pacientes serão atendidos.

Cheiros e cores devem acalmar, tudo para que a estadia do paciente seja o mais agradável possível.

É preciso  lembrar que na hora de escolher os moveis e dípolos nos locais, principalmente na recepção e nos vestiários, que os pacientes, são ou estão , de uma forma ou de outra deficientes físicos e,  garantir-lhes  acessibilidade passa ser um dever.

Uma  sugestão é utilizar formas orgânicas e arredondadas, bem como a escolha de cores neutras para os moveis.

A iluminação pode ser acolhedora utilizando luzes nas cores âmbar.

Para o piso uma manta vinílica pode ser a solução, com uso apropriado para ambientes de saúde, lavável, heterogêneo, monolítico.

Esse revestimento pode ser utilizado também nas paredes  é lavável e também próprio para a área de saúde, você pode escolher texturas diferenciadas  sem abrir mão da praticidade na hora da manutenção, muito útil pela necessidade de assepsia do local.

Barras e antiderrapantes são fundamentais na hora de planejar a decoração do ambiente.

Grandes espelhos nas salas de exercícios vão dar amplitude ao local e ainda ajudar ao paciente na hora de praticar os movimentos, já que ao olhar para o reflexo poderá perceber seus avanços ou erros.

O vidro esta em alta em 2011. Prático, facilita a limpeza, além de dar um ar natural, neutralizando cores mais fortes, podem ser incorporados como tampos de mesas nos consultórios e na recepção.

Seguindo as tendências, os móveis ecologicamente corretos provavelmente vão ficar ótimos se escolhidos para combinar com o resto da decoração. Proporcionando um ambiente, agradável é com vibrações muito boas.

De nada adianta um belo lugar se o atendimento for ruim.

Uniformes impecáveis, gentileza e delicadeza devem fazer parte do treinamento dos funcionários, profissionais altamente capacitados, assepsia adequada, estacionamento com manobrista entre outros detalhes, também fazem parte do visual que o paciente vai levar na memoria quando sair de sua clinica.

Reply