Decoração de casamento: cores para cada estação

Na hora de planejar um casamento, os noivos costumam elaborar uma lista para dar conta de todas as tarefas. Entre os principais preparativos, vale…

Por Isabella Moretti em 01/11/2012

Na hora de planejar um casamento, os noivos costumam elaborar uma lista para dar conta de todas as tarefas. Entre os principais preparativos, vale ressaltar a decoração da cerimônia e da festa. O visual do casamento é elaborado de acordo com o estilo do casal, ambiente, orçamento e até mesmo a estação do ano.

Os noivos precisam definir juntos a paleta de cores do casamento. (Foto:Divulgação)

A decoração do casamento busca reforçar o romantismo, fortalecendo desta forma os sentimentos mais nobres que existem entre os noivos, como o amor, o respeito e a fidelidade. Na cerimônia,  a ornamentação costuma ser mais simples, já que a festa fica com grande parte do glamour.

Quando se trata de decoração de casamento, uma das primeiras decisões dos noivos consiste na escolha da paleta de cores. Normalmente são eleitos no máximo três tons distintos para ditar os rumos da decoração, ou seja, definir os enfeites, as flores e até mesmo os confeitos do bolo.

Saiba mais: Decoração de casamento azul: dicas, fotos

A importância das cores no casamento

As cores são simbólicas, ou seja, elas possuem significados especiais e podem reforçar a proposta de um evento. No casamento, elas exaltam a atmosfera de romance, mas também procuram proporcionar uma sensação de bem estar e conforto aos convidados.

Eleger uma única cor para decorar o casamento é uma decisão muito pobre, por isso vale a pena conhecer os efeitos das combinações para acertar na montagem da paleta. O estilo dos noivos, o ambiente e o horário são itens influentes na escolha das cores, tal como a estação do ano.

Cores de casamento em cada estação do ano

Verde e rosa combinam com a primavera. (Foto:Divulgação)

Cores para a primavera
A primavera é marcada pelo desabrochar das flores e pelo aumento das temperaturas. Os casamentos realizados durante esta estação, que vai de 22 de setembro a 21 de dezembro, combinam com cores vivas e alegres, capazes de trazer a tona o fato da ‘natureza estar acordada’.

Cores que lembram o sol, as flores e as belas paisagens da época são muito bem vindas à decoração de primavera. Os noivos podem, inclusive, ousar com combinações mais vibrantes que não são necessariamente românticas, como é o caso das duplas verde e azul ou verde e rosa choque. Tons de amarelo e laranja também combinam com a estação das flores.

Amarelo e azul invocam o verão. (Foto:Divulgação)

Cores para o verão
A estação mais quente do ano, que vai de 21 de dezembro a 20 de março, valoriza as cores que trazem à tona a atmosfera praiana. A decoração de casamento de verão pode incorporar cores como tons de areia, coral, roxo, laranja, rosa e vermelho. Se a intenção é refrescar, então as cores frias ou pastéis prometem render combinações funcionais.

O casamento em clima de verão pode adotar, ainda, combinações vibrantes e consideradas improváveis, como amarelo cítrico com azul royal, azul turquesa, branco e prata ou champanhe com magenta.

Combinação de cinza, branco e amarelo na decoração de casamento de outono. (Foto:Divulgação)

Cores para o outono
A estação do ano, que se estende de março a junho, é marcada pelo nascimento dos frutos e despencar das flores. Durante o outono a natureza se prepara para o inverno, por isso as temperaturas caem e as paisagens se transformam. Os casamentos realizados nesta época combinam com cores da ‘terra’, como verde, marrom azul e cinza. Para que a decoração não fique tão apagada, vale apostar em tons mais vivos nas paletas, como pink e amarelo-limão.

As combinações de cores que combinam com o casamento de outono são: marrom com verde limão, amarelo com cinza e branco e verde musgo com marrom e rosa.

Rosa e marrom no casamento de inverno. (Foto:Divulgação)

Cores para o inverno
Para esquentar a estação mais fria do ano, vale a pena usar cores aconchegantes e quentes na decoração do casamento. Os tons que costumam funcionar nesta época são: rosa escuro, marrom, vermelho, magenta, vinho e laranja queimado.

Veja também: Cores para casamento ao ar livre

Top