Redacao 22/04/2011 Decoração

Antes de pensar em como decorar o banheiro é preciso refletir sobre as pessoas que o irão utilizar. Um banheiro tipo lavado, sem chuveiro, cuja função é atender às visitas, deve ter o mesmo esmero de atenção de decoração do que a sala estar por exemplo. Também neste tipo de banheiro pode existir uma certa dramaticidade, com paredes ou bancadas escuras que dão um ar de sofisticação e materiais mais nobres, além de um capricho especial na iluminação, pensada para valorizar os detalhes. Pode ser muito pequeno, mas deve atender às necessidades básicas e ser bonito e confortável.

Já para o banheiro de uso da família, a regra de ouro nos banheiros pequenos reúne cores claras, boa iluminação e simplicidade. Apesar da limitação de espaço é possível criar ambientes bonitos, confortáveis, sofisticados, sem abrir mão da praticidade, criando situações que o mantenha sempre elegante e prático. Quanto mais claro melhor e o branco é sempre a melhor opção. Como é difícil de limpar, nada impede que o chão seja escuro, ou mesmo preto, o que vai diminuir as marcas no chão. Vale também optar por box com vidros transparentes e estrutura bem leve, que não causem uma intervenção no espaço.

Para fugir do branco total utilize detalhes que aqueçam, como uma parede de pastilhas diferenciadas no box, tapetinhos de cores quentes e um ou outro detalhe em cores que incendiam, como gravuras, porta revistas ou potes de cremes e sabonete que farão contraste. Outra boa dica para ampliar espaços pequenos é abusar dos espelhos. Grandes ou pequenos, os espelhos além de serem ítens importantes e funcionais, podem ser aliados fundamentais na hora de criar um efeito de profundidade.

Para banheiros usados por adultos e crianças, na decoração o cuidado com a colocação de banquinhos para facililtar o acesso à pia, ou bancada! Banheiros são locais propícios à acidentes. O mesmo vale para os idosos, quando se deve eliminar os tapetinhos e até instalar uma barra no box, para evitar quedas no chuveiro. O banheiro deve ser também um ambiente de relaxamento, por menor que seja e a decoração deve privilegiar isso. Colocar revisteiros, som, quadro, são sempre bem vindos, mas não pode ser opressivo, impedindo a circulação. Menos é mais, sempre ainda mais quando o espaço é pouco.

Em qualquer situação ou estilo não se deve esquecer das plantas decorativas que dão vida nova ao ambiente e um ar de cuidado e atenção. A família agradece o carinho.

Outros artigos

Frases lindas para o Dia das Mães

09/05/2020

Frases lindas para o Dia das Mães

Confira frases lindas para o Dia das Mães, que podem ser compartilhadas nas redes sociais ou mesmo ilustrar um cartão artesanal. Esses dizeres expressam amor, carinh...

Promoção Credicard Cartão Premiado

21/01/2013

Promoção Credicard Cartão Premiado

A Credicard, uma das maiores operadoras de cartão de crédito do Brasil, está com a promoção Credicard Cartão Premiado, que realiza sorteios mensais de prêmios para o...

Receita: Rocambole de Laranja

09/02/2009

Receita: Rocambole de Laranja

Quer uma dica de uma sobremesa irresistível? Experimente o delicioso Rocambole de laranja. Ingredientes: - 12 ovos; - 500 g de açúcar; - 75 g de amid...