Decoração com velas para a noite de Natal

Usar velas na decoração para a noite de Natal é um hábito muito antigo. Na realidade, o uso destes objetos é constante, pois eles conferem um ar romântico, sofisticado e delicado aos ambientes. Nas datas comemorativas do final do ano, as velas se tornam ainda mais importantes. Um dos lugares onde mais se usam as velinhas é a . Em meio aos alimentos e a outros detalhes decorativos, as velas contribuem para o estabelecimento do espírito natalino e do aconchego da casa, para a recepção da família e dos amigos.

As velas não podem faltar, na decoração natalina (Foto: Divulgação)

Decoração com velas para a noite de Natal

É muito fácil encontrar arranjos prontos, à venda, para a decoração natalina. Da mesma forma, as cores das velas são incontáveis, possibilitando que se tenham inúmeras ideias para alegrar os ambientes. Também é possível usar materiais simples, associados a pequenos detalhes, para a confecção de lindos enfeites de Natal com velas.  A imagem, abaixo, é um exemplo disso. Para a decoração, foram utilizados diferentes tipos de castanhas, velas brancas e recipientes transparentes. O resultado, sem dúvida, foi muito elegante. Por isso, vamos dar algumas sugestões de decoração com velas, por meio de ideias e técnicas simples, para que qualquer pessoa seja capaz fazê-la.

Castanhas e avelãs, com velas, na decoração (Foto: Divulgação)

Abajur de vela, feito com taças

Para a confecção destes objetos de decoração com velas para a noite de Natal, são necessários apenas retalhos de tecido, taças, cartolina e pequenas velas. No caso do exemplo da imagem, a estampa do tecido não tem estilo natalino, mas é possível utilizar a ideia e empregar materiais que tenham a ver com o Natal. Basta recortar a cartolina, conforme a figura, colar o tecido e fechar a cúpula, encaixando-a na taça, que acomodará a vela. Não é preciso prender a mini-cúpula no vidro. Assim, após o Natal, pode-se usar as taças, novamente.

O pequeno abajur é feito com taças, tecidos e velas (Foto: Divulgação)

Decoração de Natal com velas e pétalas de rosa

Muito simples estas ideias, abaixo. O contraste entre as cores branca a vermelha deu um charme especial à decoração com velas para o Natal. São tons que têm tudo a ver com a data e, para empregá-los como enfeites, bastam velas brancas e pétalas de rosa vermelha. O resultado é delicado e elegante.

O contraste das cores tem a cara do Natal (Foto: Divulgação)

Estes pequenos detalhes de decoração natalina com velas dão lindos resultados. Os objetos podem ser posicionados em diversos locais da casa, especialmente em cima da mesa para o jantar, que ganhará um enorme charme, com eles.

Decoração com velas para a noite de Natal (Foto: Divulgação)

Decoração com velas para a noite de Natal (Foto: Divulgação)

Dicas para decorar com velas para a noite de Natal

1ª dica – Como decorar a mesa de Natal com velas

A mesa de Natal é onde todos irão se reunir para a ceia e é preciso que a mesma esteja linda e perfeita. Veja a seguir como você poderá usar as velas para deixar a mesa ainda mais bonita e cheia de estilo:

1º passo – Coloque uma toalha de renda que cubra toda a extensão da mesa;

2º passo – Use como centro de mesa para a decoração castiçais que podem ser feitos de garrafas decoradas com fitas nas cores do Natal e dentro de cada garrafa uma vela vermelha decorada;

3º passo – Se a mesa for grande você pode colocar até 5 garrafas;

4º passo – Na parte de baixo das garrafas, sobre a mesa coloque alguns ramos verdes, ou festão para causar impressão de um bom acabamento. Poderá também colocar algumas bolas vermelhas ou frutas;

5º passo – Disponha os pratos para a ceia borda da mesa arrumando cada um no seu lugar, de forma que o centro fique para colocar as delicias que a ceia oferece;

6º passo – Coloque taças e talheres de acordo com o menu.

Decoração da sala com velas flutuantes

Para deixar o ambiente muito acolhedor e no clima natalino coloque velas espalhadas por todo o ambiente. Você conhece as velas flutuantes? Então, compre várias cartelas delas e disponha-as em pratos com água em formatos diferentes e cores variadas por toda a sala com as velas acessas dentro. Vai dar um clima muito especial para a Festa de natal.

Decoração de pinheiro com velas

O pinheiro é a estrela da festa de Natal, geralmente ele aparece decorado com as cores da casa, do ambiente, mas que tal decorar seu pinheiro todo com velas? Isso mesmo, antigamente os pinheiros eram naturais e sua decoração era feita com velas coloridas em suportes que prendiam nos galhos do pinheiro. Hoje em dia você encontra velas artificiais que podem ser usadas sem medo, em pinheiros também artificiais. As velas são de lede não oferecem perigo ao ambiente e deixam tudo muito lindo. Você as encontra em lojas de artigos para decoração de Natal.

Decore com velas nesse Natal (Foto: Divulgação)

Decore com velas nesse Natal (Foto: Divulgação)

Lanternas chinesas com velas

Essa é outra opção para quem deseja fazer uma decoração de Natal bem diferente usando velas. Nas lojas da rua 25 de Março em São Paulo existem milhares de lojas de chineses que vendem esse tipo de lanterna para colocar velas. Elas ficam suspensas e muito coloridas. Você pode comprar umas quantas e pendurar na sua casa, dentro e fora dela. A quantidade e o tamanho vai depender da sua disposição e tamanho do ambiente. Você deve tomar cuidado para não colocar uma vela muito grande, ou poderá pôr fogo na lanterna chinesa, pois elas são de papel.

Decoração delicada com velas (Foto: Divulgação)

Decoração delicada com velas (Foto: Divulgação)

Dicas e cuidados para decoração com velas

É fato que a decoração de uma casa ou ambiente feita a luz de velas é muito mais romântica e estilosa, no entanto é preciso tomar certos cuidados ao usar fogo na decoração, mesmo que seja, uma inocente vela. Caso ela encoste em algo inflamável, como cortina, por exemplo, papel, ou outros produtos poderá causar um sério acidente e estragar sua festa de Natal. Portanto seja bem cuidadoso ao usar velas na decoração de Natal em sua casa.

As velas mais indicadas para esse tipo de decoração são as velas flutuantes, que além de ficarem dentro de um recipiente com água, não oferecem riscos ao ambiente, ficam dentro do prato até acabar o pavio sem casar danos.

Se você quer uma festa de natal linda e perfeita use velas na decoração, mas com muita prudência. Boas festas!

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply