Decoração com tacos: dicas, cuidados

Decoração com tacos: dicas, cuidados

Todos já tiveram oportunidade de estar em uma casa, feita com piso de taco. Em geral, tais casas são mais antigas, pois este tipo…

Por Editorial MDT em 03/09/2013

Todos já tiveram oportunidade de estar em uma casa, feita com piso de taco. Em geral, tais casas são mais antigas, pois este tipo de madeiramento no chão foi muito usado, em décadas passadas. Entretanto, a decoração com tacos está de volta e, agora, ajuda a embelezar os ambientes, dando a eles um ar meio retrô. As opções, hoje, são mais numerosas. Diversas técnicas podem ser usadas, durante a instalação dos tacos, de forma a criar mosaicos e outras figuras, no chão. Porém, este material requer atenção, já que se trata de um tipo de madeira. Confira dicas e cuidados com tacos na decoração.

Tacos ajudam a decorar os ambientes, mas requerem cuidados (Foto: Divulgação)

Dicas usar tacos na decoração

Ainda que os moradores optem pela instalação de tacos, em sua forma antiga, o trabalho sempre deve ser executado por profissionais. É preciso pesquisar e contratar empresas que realmente sejam confiáveis para isso. Os tacos, quando não são devidamente instalados, podem ocasionar problemas futuros. Os erros podem, inclusive, estar ligados à própria maturação do cimento do solo.

Com o passar do tempo, os tacos poderão se soltar, causando muitos transtornos. Da mesma forma, poderão se deformar, devido à falta de impermeabilização adequada.

A decoração com tacos tem ares retrô (Foto: Divulgação)

O processo de nivelação, raspagem e proteção com produtos adequados é de extrema importância. Neste sentido, a calafetação também é importante. Os tacos devem ter um pequeno espaço entre eles, para evitar que a expansão e contração natural os façam soltar-se. Porém, os vãozinhos não podem ficar sem rejuntes especiais e, sobre eles e o próprio taco, a aplicação de uma espécie de verniz protetor. Isso evitará os danos da umidade para os tacos.

Cuidados com tacos decorativos

Cuidados como a limpeza e a manutenção dos tacos são essenciais (Foto: Divulgação)

Molhar os tacos é um tremendo erro. Caso isso ocorra, é preciso enxugá-lo, imediatamente. Apesar da camada protetora aplicada, nunca se pode limpar o chão de madeira com panos muito molhados e, muito menos, lavar o piso de taco. O ideal é varrê-lo, usando uma vassoura de cerdas macias e, em seguida, usar um pano apenas úmido, retirando a poeira. Caso ele fique muito molhado, é preciso passar outro pano seco, logo após.

Produtos de limpeza também não devem ser usados, no chão de taco. Muitos deles são corrosivos e poderão danificar ou manchar a madeira.

Use proteção, em todos os pés das cadeiras e mesas, a fim de evitar riscos nos tacos. Da mesma forma, não circule demais no local, usando saltos. Evite, também, cadeiras com rodinhas.

Finalmente, contrate uma empresa especializada para a manutenção de tacos. Não deixe peças soltas ou riscadas demais, sem conserto, pois isso pode comprometer a beleza dos ambientes, bem como acarretar outros problemas no piso.

Top