Decoração com porcelana: ideias, dicas

A porcelana é um material que aparece de diferentes maneiras na decoração, representando elegância, charme e beleza.  Ela está muito associada ao estilo clássico,…

Por Isabella Moretti em 06/02/2012

Um jogo de porcelana delicado.

A porcelana é um material que aparece de diferentes maneiras na decoração, representando elegância, charme e beleza.  Ela está muito associada ao estilo clássico, principalmente quando aparece nos ambientes através de objetos decorativos.

Antes de usar a porcelana na decoração, é fundamental entender o material. Em primeiro lugar ele se revela superior a cerâmica, apresentando elementos na composição que garantem resistência. As peças, encontradas normalmente na cor branca, podem receber um acabamento artesanal e inovar uma proposta para decorar.

Como pintar porcelana?

A pintura dos artigos fabricados com porcelana promete deixar a decoração dos ambientes personalizada. A técnica requer habilidade com os pincéis para fazer os desenhos na superfície branca, além do uso de tintas apropriadas para obter os resultados esperados.

Mesmo quem não tem prática com pintura pode arriscar alguns toques de personalização das peças, como o uso de um molde vazado que consegue desenhar um acabamento com facilidade. Depois de pintar os objetos de porcelana de forma artística, normalmente é necessário levar ao forno, seguindo é claro as orientações do fabricante.

Aprenda com o vídeo a seguir uma técnica fácil de decorar uma louça lisa. O artesão usa stencil para fazer o acabamento e canetas apropriadas para este tipo de pintura. O uso de tinta e pincéis vem ao caso se houver habilidade manual.  Confira:

Ideias para decorar com porcelana

Pratos de porcelana

Pratos de porcelana com diferentes estampas decoram a parede.

Uma forma de inovar a aparência do espaço vertical é investindo nos pratos de porcelana decorados. Eles são capazes de unir o estilo tradicional ao moderno de uma maneira equilibrada e esteticamente bonita. Os pratos de porcelana nas paredes podem até mesmo substituir as composições com quadros e aparecer com destaque na decoração de uma área de convivência, como a sala de estar.

Objetos de porcelana
As peças de porcelana cumprem a missão de deixar o lar mais charmoso, com um tipo de cerâmica que atravessou séculos sendo associada à sofisticação e ao luxo. Os enfeites fabricados com este material, como fruteiras e vasos, conferem no espaço um toque clássico e suave, quase que provençal.

No caso de decorar uma mesa para o café da manhã, vale à pena apostar em um conjunto de peças de porcelana para servir aos convidados. Nas lojas é possível encontrar modelos para todos os gostos e bolsos, sendo que a maioria das estampas confere delicadeza aos itens. A marca Oxford, por exemplo, possui peças de porcelana com estampas modernas que integram aparelhos de jantar completo.

Porcelana antiga na decoração

Esta molheira é um exemplo de porcelana antiga.

Para deixar o ambiente da casa com um delicioso toque nostálgico e charmoso, vale a pena optar pela porcelana antiga. As peças do tempo da vovó são mais rebuscadas esteticamente, mas conseguem inserir o elemento antigo com graciosidade e romantismo. Uma molheira ou sopeira de porcelana exerce um efeito bem interessante.

Numa proposta de decoração náutica, na qual as cores branco e azul predominam, aposte em peças de porcelana que imitam o visual do século 16. Os artigos normalmente apresentam estampas com cenas campestres, marítimas e estampas florais.

Top