Decoração com pontos de cor: dicas, fotos

Isabella Moretti 02/05/2012 Bem Estar

Pontos de cor na forma de móveis e objetos.

O efeito colorido está sendo cada vez mais usado na decoração, mas as pessoas ainda sentem receio de trabalhar com as tonalidades vivas e vibrantes na estética da casa. O medo normalmente está ligado ao exagero, às combinações desconexas e ao desgaste que a variedade de cores pode causar.

Uma forma de manter o equilíbrio na decoração é trabalhando com os pontos de cor. Esta técnica permite incluir o efeito multicolorido no visual da casa, mas evita uma possível perturbação estética. A ideia surgiu na verdade não só para trabalhar com diversas cores, mas também para romper com a monotonia de determinadas composições.

Como funcionam os pontos de cor?

Numa decoração clean, marcada pelo efeito branco total, os pontos de cor cumprem a função de dar vida ao ambiente. Eles não se sobressaem à cor principal do estilo predominante, mas fazem com que a estética fique mais agradável aos olhos.

Os pontos de cor em um ambiente branco não podem ser marcados por tons neutros, afinal, de nada vale seguir a mesma paleta suave, discreta e quase que imperceptível. Para realmente dinamizar a decoração e visualizar o efeito colorido, é necessário trabalhar com tons fortes e vibrantes.

O branco predomina, mas os pequenos toques de cores deixam o ambiente mais vivo.

Em contraste com a plenitude do branco, vale a pena apostar em detalhes que estabelecem grandes diferenças cromáticas com o tom principal. Na maioria dos projetos de decoração, os pontos de cor são representados pelos móveis e complementos que quebram um pouco a força do branco.

Um aspecto interessante ao se trabalhar com pontos de cor na decoração é a possibilidade de ousar, criando ambientes modernos, descontraídos e ousados. A técnica permite ainda manter o equilíbrio de cores vibrantes e diferentes numa mesma área, sem que esta aposta interfira no bom gosto e caia na cafonice. Ou seja, o ambiente decorado com o estilo clean pode ganhar pontos de cor azul, verde, amarelo, laranja, vermelho, roxo, vinho, sempre em pequenas quantidades.

Móveis como pontos de cor
Enquanto as paredes e o piso valorizam a plenitude do branco, os móveis são responsáveis por inserir o efeito colorido no ambiente. As peças apostam no design moderno e são capazes de deixar a decoração mais alegre. Entre as possibilidades, vale destacar sofás e poltronas. Os móveis de madeira também podem ganhar um acabamento colorido para compor o visual da casa.

Objetos como pontos de cor
No caso de não ter móveis coloridos, procure apostar em outro tipo de combinação. Os objetos com várias cores diferentes criam um efeito bonito na decoração em parceria com o branco, deixando o espaço mais vivo, moderno e original. A ideia vale para quartos, salas, cozinhas, banheiros e outros cômodos da casa.

Fotos da decoração com pontos de cor

 

Outros artigos

Leilões Uberlândia Brasil, Leilão MG

02/09/2010

Leilões Uberlândia Brasil, Leilão MG

Para todos os cidadãos mineiros residentes na cidade de Uberlândia e que pretendem adquirir diversos tipos de bens através de leilões, não deixem de conhecer o g...

Tesouro direto: Investimentos

25/09/2009

Tesouro direto: Investimentos

O Tesouro Direto é um meio de se adquirir segurança e tranquilidade para os investimentos, Este sistema é um programa de venda de títulos a pessoas físicas dese...

Curiosidades sobre o desenho Pica-Pau

30/05/2013

Curiosidades sobre o desenho Pica-Pau

O desenho Woody Woodpecker, em português conhecido como “O Pica-Pau” é uma produção criada por Walter Lantz na década de 40 e até hoje possui um vasto e muito variad...