Decoração com pastilhas, dicas, como escolher, ideias

As pessoas que estão à procura de novidades para mudar o revestimento da casa devem investir nas pastilhas. Estas pequenas peças se adaptam a…

Por Isabella Moretti em 03/02/2012

As pastilhas coloridas fazem um perfeito acabamento nos ambientes.

As pessoas que estão à procura de novidades para mudar o revestimento da casa devem investir nas pastilhas. Estas pequenas peças se adaptam a vários ambientes residenciais, inserindo um toque de charme e sofisticação no projeto. Por causa da estética e funcionalidade, as pastilhas caíram no gosto de arquitetos e decoradores.

Nas lojas de materiais de construção há uma variedade de pastilhas que se distinguem quanto ao formato, cor, design, textura e material de fabricação. O trabalho com este tipo de revestimento tende a ser mais minucioso, mas os resultados destacam a superfície externa ou interna de maneira surpreendente.

Dicas para escolher pastilhas

Antes de escolher um tipo de pastilha é necessário conhecer as características de cada produto e avaliar o custo-benefício. As peças se destacam pelo efeito colorido e dimensões pequenas, possuindo assim nítidas semelhanças estéticas. Porém, é fundamental ficar atento ao tipo de material que foi usado na fabricação.

As pastilhas de vidro se destacam devido à resistência e praticidade para a instalação. As peças funcionam bem principalmente em ambientes afetados pela umidade, como banheiros, piscinas e cozinhas. Elas não se desgastam com o tempo e garantem um acabamento brilhante e duradouro para a superfície revestida.

Há uma infinidade de opções, mas as pastilhas de vidro são as melhores.

Ao comparar a pastilha de vidro com outros produtos, é possível notar que o material apresenta um desempenho melhor no que diz respeito à proteção das paredes. Superior a cerâmica convencional, as pastilhas de vidro não estão vulneráveis a problemas como rachaduras e trincos.

Como qualquer material de construção, as pastilhas de vidro possuem prós e contras. A estética e a funcionalidade são superiores, mas o preço costuma ser mais alto do que azulejos, pisos e outros revestimentos convencionais. Além do que as pecinhas também exigem manutenção.

Ideias para decorar com pastilhas

Usando as pastilhas como revestimento, é possível inovar completamente o visual de um determinado espaço. Dependendo da forma como são instaladas, elas criam efeitos estéticos surpreendentes que agregam elegância, charme e personalidade.

A proposta do projeto será decisiva para combinar cores e tamanhos diferentes. Há uma variedade de tons para agradar todos os gostos, e no que diz respeito às medidas, as peças se apresentam normalmente com as dimensões 1×1 cm, 2×2 cm e 5x5cm.

As pastilhas inovaram o visual do lavabo.

A primeira ideia para usar pastilhas na decoração é montar um efeito degradê na parede ou no chão do ambiente, valorizando desta forma as cores que pertencem a uma mesma paleta. Outra sugestão bem interessante e muito usada é o mosaico, que consiste no emprego das pastilhas para fazer um acabamento colorido, enfatizando a questão da alegria e alto astral na hora de revestir.

Use a criatividade e o bom gosto para desenvolver o seu projeto com pastilhas.

Top