Decoração com papel machê: dicas

PUBLICIDADE
Mandala de papel machê

O papel machê é um material capaz de contribuir com a decoração da casa, permitindo a montagem de belíssimos objetos. Esta técnica de artesanato se destaca pelo fato se ser sustentável e ajuda a dar um toque artístico em cada ambiente residencial.

O machê, também conhecido como papel reciclado, pode ser transformado numa verdadeira obra de arte. Muitos artistas plásticos estão trabalhando com o material para construir peças diferenciadas e com design marcante. As opções de produtos sustentáveis comprovam o quanto o papel machê consegue ser versátil e expressam várias possibilidades de confecção.

As peças de papel reciclado são caracterizadas pela leveza e delicadeza, sem falar da textura diferenciada e exclusiva do material. O artesanato permite a confecção de bandejas, pratos, esferas, fruteiras, esculturas, mandalas, centro de mesa, porta-retrato, vasos e outras tantas peças decorativas.

PUBLICIDADE

Dependendo da proposta do trabalho com machê, a criação pode contar com uma pintura colorida e diferenciada. Há também a possibilidade de deixar o objeto o mais rústico possível, dispensando o uso de várias cores no acabamento. Algumas peças são tão bem elaboradas que simulam texturas, como é o caso dos trabalhos que se assemelham com mármore, pedra ou cerâmica.

Objetos decorativos de papel machê

Objeto decorativo de papel machê

O papel reciclado é um material marcado pela versatilidade, assim pode ser usado para confeccionar peças com diferentes formatos. De repente, se o indivíduo quer deixar uma divisão da casa com um clima mais familiar, ele pode inserir na decoração peças coloridas de machê. Já se a proposta for moderna, vale apostar em peças com design ousado.

Com o uso de papel machê é possível criar enfeites maravilhosos, ou seja, peças capazes de romper com a monotonia da decoração. Experimente usar o material para desenvolver pequenas esculturas e disponha nos móveis da casa para deixá-los mais expressivos. Os objetos pendentes também podem ganhar espaço na hora de decorar os ambientes, como é o caso do mandala.

Considerado um material a favor da sustentabilidade, o papel machê também cria efeitos diferenciados na decoração. Os trabalhos sofrem influência do ambiente onde são inseridos, sendo transformados principalmente pela luz, calor e umidade.

Aprenda a fazer papel machê

Enfeites de papel machê

Confira os elementos necessários para preparar a massa de papel reciclado.

Materiais

Meio balde de papel picado
-Água
– Peneira
– Liquidificador
– 200 g de cola branca
– 2 colheres (sopa) de gesso de secagem lenta
– 1 colher (sopa) de gesso comum
– 2 colheres de farinha de trigo
– 1 tampa de vinagre.

PUBLICIDADE

Passo a passo

1. Pique os papéis e deixe de molho até amolecer;
2. No dia seguinte, adicione água no liquidificador e em seguida coloque os pedacinhos de papel;
3. Bata por dez minutos e, depois de uma breve pausa, bata mais um pouco;
4. Passe o conteúdo na peneira e remova o excesso de água;
5. Esfarele a massa e deixe-a numa bacia, em seguida misture a cola branca, vinagre e o dois tipos de gesso.
6. Quando a massa já estiver homogênea, junte a farinha de trigo.

Aproveite as dicas e use papel machê na decoração.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.