Decoração Com Listras Para Casa

As listras são recursos para deixar a decoração de um determinado espaço mais bonita e original. No entanto, é necessário saber usá-las para transformar…

Por Isabella Moretti em 18/07/2011

As listras são recursos para deixar a decoração de um determinado espaço mais bonita e original. No entanto, é necessário saber usá-las para transformar o visual do ambiente em algo mais agradável e não numa atmosfera cansativa. Capazes de otimizar a decoração, as listras estampam com personalidade e charme todo especial.

Há várias idéias que podem ser exploradas com originalidade para trabalhar com listras na decoração, mas é necessário desenvolver uma proposta com criatividade e bom gosto. O efeito listrado costuma se apresentar nas paredes, acessórios e móveis, segundo a proposta de estilo que prevalece em cada ambiente.

É importante ter muito cuidado na hora de usar as listras como acabamento de uma casa, afinal, elas não atuam sozinhas na decoração. Procure combinar o efeito com traços modernos e cores neutras, assim o ambiente não fica tão sobrecarregado com estampas. A combinação é um elemento fundamental para aproveitar as listras da melhor forma possível, então considere o equilíbrio com os demais itens que decoram o ambiente.

Como usar listras na decoração?

Uma das formas mais inovadoras de trabalhar com listras na hora de decorar é transformando o revestimento vertical, ou seja, as paredes. Quando dispostas de forma horizontal, as listras causam efeitos, como deixar o ambiente com menos altura e largo. Já na posição vertical, a estampa transforma o espaço deixando-o mais estreito e alto. Independente da forma usada para decorar, é importante tomar cuidado com os exageros  para não deixar o lugar com um efeito saturado.

Algumas paredes residenciais são ainda mais inovadoras e apostam no efeito de listras diagonais. Nessa proposta fica evidente a busca por modernidade e o visual alcançado dá uma sensação de movimento ao espaço. O dinamismo é uma ideia muito coerente para quem gosta de um acabamento diferenciado e busca inovar.

As listras usadas na decoração também são diferentes quanto ao tamanho e cores. É viável tomar cuidado com listras muito finas porque esse tipo de estampa pode desgastar o ambiente e deixá-lo um tanto sufocante. Com relação as cores, elas podem se apresentar num efeito colorido ou monocromático, tudo depende dos outros elementos da decoração. Normalmente quem deseja montar um ambiente mais discreto e aconchegante opta por listras em preto/branco. O colorido é uma proposta de vibração e alegria para um espaço.

As paredes sempre ficam bonitas com o uso correto das listras, por isso o acabamento na maioria das vezes busca a harmonia das cores energéticas ou tons mais amenos, para relaxar. O contraste com o branco é sempre uma marca importante na decoração de casa com listras, independente se for vertical, horizontal ou diagonal, a cor neutra enriquece e contribui com o charme do espaço decorado. Procure acrescentar listras em apenas alguns cantos da casa, afinal, uma proposta generalizada com listras é algo muito agressivo. No revestimento, o efeito listrado pode ser feito com papel de parede ou pintura.

As dicas para decorar com listras não param por aí, elas também podem aparecer nos acessórios. Os tapetes e cortinas listrados são fortes apostas na decoração e acrescentam personalidade ao ambiente quando bem combinadas. Outra idéia interessante é o uso de almofadas estampadas com listras, que criam um efeito estético bem moderno quando associadas a sofás ou poltronas neutras. As listras são bem democráticas, ou seja, dependendo da proposta de decoração elas podem até ser combinadas a outras estampas, como é o caso do xadrez, geométricos, bolinhas, florais e do animal. Dentro de casa o efeito listrado se enquadra principalmente a decoração de quartos, hall de entrada, salas e banheiros.

Top