Decoração com laranja: ideias, dicas

O laranja tem se tornado cada vez mais presente na decoração, sendo uma forma de deixar os ambientes mais energéticos e descontraídos. A cor…

Por Isabella Moretti em 10/01/2012

Banheiro com parede laranja

O laranja tem se tornado cada vez mais presente na decoração, sendo uma forma de deixar os ambientes mais energéticos e descontraídos. A cor resulta da mistura de amarelo e vermelho e integra a paleta dos tons quentes. Com espírito jovem, audacioso e criativo, o laranja tem todos os atributos necessários para transformar o visual de cada espaço da casa.

Ao trabalhar com o laranja na decoração, o resultado é expressivo e encantador. No entanto, procure usar a cor com cautela para não sobrecarregar o espaço ou tornar as áreas cansativas. Os tons alaranjados quando usados na dose certa e devidamente combinados, deixam o cômodo da casa moderno e personalizado.

O significado do laranja

O laranja se apresenta como a cor da alegria. Ele reduz a sensação de insegurança e deixa as pessoas mais compreensivas umas com as outras. Os tons alaranjados servem de estímulo para a energia de um determinado ambiente e estimulam a felicidade.

Segundo revela a psicologia das cores, o laranja torna o indivíduo mais confiante a ajuda a despertar o seu potencial. Em tons mais claros, contribui com a comunicação e serve se estímulo para a criatividade.

O laranja é a cor da vitalidade

Como se trata de uma cor caracterizada pela vitalidade, o laranja não aparece apenas nos ambientes residenciais, mas também em estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes. Apesar de ser energético, o tom favorece o conforto e aumenta a fé na vida.

Apesar de todos os benefícios, o uso da cor deve ser moderado. Quando predomina um tom alaranjado mais escuro, aumenta as chances de sentir desamparo e insegurança.

Ideias para decorar com laranja

Há várias maneiras de inserir a cor laranja na decoração, como através dos móveis, acessórios e revestimento. Confira a seguir algumas ideias para trabalhar com a tonalidade em cada cômodo da casa.

– Cozinha: como o laranja é capaz de estimular o apetite, ele se transforma num tom perfeito para decorar á área. Os armários ou mesmo os utensílios domésticos conseguem invocar a cor.

Sala de estar decorada com laranja

– Sala de estar: o uso do laranja na decoração vai deixar o ambiente mais vivo, moderno e criativo. A principal área social da casa pode receber toques discretos do tom, contrastando assim com uma cor neutra, como é o caso do branco. Por exemplo, se o sofá for revestido por um tecido liso e discreto, dá para tornar a peça mais viva através de almofadas laranja.

 – Quarto: o cômodo valoriza a personalidade de uma pessoa, por isso dá para apostar numa parede laranja ou mesmo em um item mobiliário pintado com a cor. Nada impede que os tons alaranjados apareçam nos demais elementos decorativos ou mesmo na roupa de cama.

– Banheiro: para deixar o ambiente mais espirituoso e moderno, invista numa decoração com laranja. A cor quando combinada ao branco ou tabaco deixa o lavabo mais bonito e elegante.

Aproveite as dicas e inove a decoração de cada ambiente com a força do laranja.

Top