Decoração com flores secas – dicas, ideias, fotos

Isabella Moretti 16/01/2012 Bem Estar

Flores secas usadas em quadros.

As flores secas estão conquistando cada vez mais espaço na área de decoração, contribuindo com a montagem de ambientes aconchegantes e charmosos. Há várias formas de se trabalhar com este ornamento, como é o caso dos arranjos florais.

Graças às novas tendências, as flores murchas não são mais jogadas no lixo e sim reaproveitadas. Elas são perfeitas para dar forma a arranjos elegantes e conseguem roubar olhares na decoração. Os arranjos com flores secas reforçam o estilo rústico de um ambiente e podem incluir outros materiais na montagem, como folhas, palha, folha de bananeira, paus de canela, galhos, trigo, pinhas, velas, pedaços de tronco, ervas selvagens e frutos.

Como secar as flores?

Use um maço de flores misturadas, tais como flores do campo, rosas e hortênsias. Depois de amarrá-las com um elástico, pendure no cabide e deixe num lugar arejado, livre de umidade ou luz direta do sol. Aguarde de três a sete dias para que possam secar naturalmente e sem perder elementos característicos como a cor. Para acelerar a secagem, use o micro-ondas.

Ao escolher as plantas que serão trabalhadas no arranjo, evite aquelas que estejam em plena floração porque as pétalas caem com facilidade.

Ideias para decorar com flores secas

Procure usar as flores secas na montagem de um belíssimo arranjo para decorar os cômodos da casa. O enfeite combina com todas as divisões, desde os ambientes de convivência até os de intimidade. É importante deixar a criatividade falar mais alto, ou seja, não limite o seu trabalho apenas a combinação de algumas flores desidratadas.

A primeira sugestão, é adotar as flores secas na montagem de pequenos quadrinhos. Valorize as cores e texturas nesta composição e personalize o quadro de uma forma diferenciada. Dá para combinar espécies diferentes de flores, além de usar galhos e folhas secas para deixar as peças com um efeito mais bonito.

Outra ideia inovadora de decoração é fixar as flores secas diretamente na parede, acabando com a monotonia de uma determinada pintura. Neste tipo de trabalho, dá para simular verdadeiros cenários e deixar o ambiente decorado mais aconchegante.

Variar o recipiente usado para colocar o arranjo de flores secas, é outro fator que varia de um enfeite para o outro. Para reforçar a ideia de rusticidade, dá para usar um pedaço de madeira ou mesmo canelas de pau, para servir de suporte para as flores. Os vasinhos de barro e cestos de palha também trazem a tona características do estilo rústico.

Arranjo com flores secas.

Fotos de flores secas

Outros artigos

Açúcar aumenta pressão mais que sal

18/09/2014

Açúcar aumenta pressão mais que sal

Açúcar aumenta pressão mais que sal e muitos não fazem ideia de como isso pode acontecer! Quem acha que ficar de pressão alta é culpa somente dos alimentos salgados ...

Curso Profissionalizante Para Carpinteiro

30/09/2010

Curso Profissionalizante Para Carpinteiro

A profissão de carpinteiro é considerada uma das mais antigas do mundo, sendo caracterizada pelo trabalho artesanal com a madeira. O ofício requer habilidade par...

Curso de Body Piercing para Iniciantes

09/10/2014

Curso de Body Piercing para Iniciantes

O Curso de Body Piercingpara Iniciantes é indicado para as pessoas que gostam de modificações corporais e possuem interesse em seguir carreira na área. O ensino prof...