Decoração com Estilo Retrô, Dicas

Decorar uma casa ou ambiente é uma tarefa um tanto complicada para muitas pessoas. Não é por menos que existam profissionais e empresas especializados…

Decorar uma casa ou ambiente é uma tarefa um tanto complicada para muitas pessoas. Não é por menos que existam profissionais e empresas especializados no assunto. Este mercado é um mercado promissor principalmente por existir muitas opções de como se transformar um ambiente de acordo com aquilo que o proprietário deseja. Dentro deste cenário, muitas pessoas escolhem temas ou estilos  específicos que podem ajudar na orientação de como decorar uma casa, escritório, cômodo ou qualquer ambiente que você deseja. Entre estes estilos, um que vem ganhando cada vez mais espaço na mente dos brasileiros é o estilo retrô.

Sim, o estilo retrô. Que fique claro que não se trata de um estilo “retro”, sem acento circunflexo, que significa, em um dos seus significados, “às costas” ou “retaguarda” de algo, ou ainda a interjeição que expressa o mesmo que “afaste-se”, ou “vá para trás”. O nome correto é este “retrô”, que, no jargão popular, remete a qualquer coisa que busque inspiração no passado. Sem aprofundamentos lingüísticos ou etimológicos, mas é possível que o termo tenha surgido de uma redução da palavra “retrocesso”. Muitas pessoas também aplicam o termo vintage, que, de acordo com a moda, refere-se a um estilo retrógrado, que se remete a períodos anteriores ao vivido no presente.

Voltando à decoração com o estilo retrô, não há ao certo uma data ou período que indique quando isso passou a se tornar uma nova tendência ou moda, no entanto, hoje, é possível e muito comum encontrar na internet muitas dicas e orientações acerca de como transformar um espaço físico e mantê-lo com este clima de “retrocesso”, aparentando algo mais antigo do que o real. Para quem busca estas informações, aqui vão alguns links para matérias, textos e postagens acerca do assunto.

Em uma reportagem encontrada no site M de Mulher, acessível através do Portal Abril, há uma subseção de Decoração dentro da seção Casa, onde o texto “Cozinha retrô: o estilo dos anos 50 está de volta”, publicado por Aline Gomiero, em que são mostrados quase dez itens que podem disponibilizar este visual “antigo” para a sua casa, principalmente a cozinha. Entre os itens apresentados, o texto coloca também a marca e seus respectivos preços de venda. Vale ressaltar que os preços anunciados são de acordo com a época da redação do texto, que afirma terem sido pesquisados no ano de 2010.

Quem quer inspiração pode conferir algumas fotos disponibilizadas no blog das Lojas KD, onde o texto “Decoração para a parede: Pôster Retrô e Vintage”, mostra como através de pôsteres e cartazes é possível adicionar um clima diferente ao ambiente. Não se trata somente de móveis e pintura, mas sim de uma boa organização, bom gosto estético e, claro, noção de como distribuir os quadros para que tudo se combine, se torne um ambiente agradável e, também, cause uma boa aparência.

Já no Blog da Cook, uma postagem com o título “A decoração moderna da sua cozinha ao estilo retrô” mostra produtos e também imagens de cozinhas completas, com itens que transformam um ambiente.


Top