Decoração com esculturas: dicas

A decoração da casa precisa ser pensada com bom gosto e criatividade. Ela deve reconhecer o estilo de vida dos moradores, proporcionar bem-estar e…

Por Isabella Moretti em 02/03/2013

A decoração da casa precisa ser pensada com bom gosto e criatividade. Ela deve reconhecer o estilo de vida dos moradores, proporcionar bem-estar e ser compatível com o orçamento. Alguns itens são fundamentais para montar a casa, como é o caso dos móveis. Já outros são responsáveis por completar a decoração e deixá-la mais bonita, como é o caso das esculturas.

A escultura de parede se destaca na decoração. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Esculturas de parede na decoração: dicas, fotos

As esculturas na decoração

As esculturas são peças que se sobressaem na decoração, tanto da casa como de um estabelecimento comercial. Estes adornos podem enfeitar um móvel ou simplesmente dar um toque de personalidade ao ambiente decorado.

Existem vários modelos de esculturas, que se distinguem com relação ao material, tamanho e figura representada. Algumas peças possuem movimento, já outras parecem estar em repouso. Normalmente a escultura é escolhida pensando no espaço como um todo, ou seja, considerando os demais elementos e o estilo que prevalece na decoração.

Esculturas de barro do Nordeste. (Foto:Divulgação)

A escultura é uma expressão da arte. Ela pode substituir os quadros ou ser combinada a estas obras para criar uma deliciosa atmosfera artística. Quando bem empregada na decoração, a escultura transfere as preferências e os sentimentos do morador para o ambiente.

Além de marcar presença nos ambientes internos, como sala de estar, escritório e quarto, a escultura também pode fazer parte da ornamentação da área externa (jardim e varanda), sendo combinada ao paisagismo.

Tipos de esculturas

Confira a seguir detalhes sobre alguns tipos de esculturas:

Sala enfeitada com esculturas de Buda. (Foto:Divulgação)

Esculturas Orientais
Há modelos de esculturas que são capazes de destacar o estilo oriental da decoração. A imagem de Buda, por exemplo, transcende para o lar a filosofia do budismo. A gueixa e o samurai também são outras figuras bem-vindas.

Esculturas nordestinas
As feiras de artesanato no Nordeste atraem muitos visitantes por causa das esculturas. As peças são confeccionadas normalmente com barro ou madeira, sempre procurando valorizar a cultura da região e os personagens do sertão, como o cangaceiro.

Esculturas de parede
A escultura de parede é uma opção atual e moderna para a decoração. Ela ocupa o espaço vertical e pode ressaltar diferentes figuras, como flores, borboletas, ideogramas, silhuetas humanas e animais. Feita com MDF, aço, madeira ou ferro, a peça tem um efeito vazado.

Esculturas de santos
Os moradores religiosos podem escolher as esculturas de santos para decorar a casa. Estas peças são feitas de madeira e comercializadas principalmente pelos artesãos de cidades pequenas.

Esculturas modernas. (Foto:Divulgação)

Esculturas modernas
As esculturas modernas são peças que brincam com as formas, possuem movimento e despertam curiosidade. É muito comum encontrar peças de alumínio fundido e polido.

Veja também: Fotos de Esculturas e Enfeites para Jardim

Top