Decoração com Colagens – Dicas

Às vezes, você olha em volta e acha o ambiente sem vida e sem cor. A sua casa não é mais aconchegante e simpática…

Por Editorial MDT em 18/05/2011

Às vezes, você olha em volta e acha o ambiente sem vida e sem cor. A sua casa não é mais aconchegante e simpática como costumava ser. Talvez você tenha se enjoado da sua decoração. Para tanto, é hora de reformar o seu lar, colocando mais alegria e vivacidade nas paredes da sua casa.

Um jeito fácil e barato de repaginar as paredes é com a decoração com colagens. Você não precisará de muito tempo, e ela pode ser feita por você mesma. No entanto, será preciso muita criatividade e bom gosto para combinar as cores e as texturas. Escolha apenas uma parede do cômodo para usar as colagens, ou o ambiente pode ficar muito pesado e as pessoas ficarão perdidas em meio a tantas informações e cores. Assim, o cômodo ficará com um aspecto elegante e descontraído.

Por isso, daremos algumas dicas de decoração com colagens para você se inspirar na remodelação da sua casa.

Decoração com Jornal

Uma parede diferente faz com que a casa ganhe mais calor e receptividade. E ela pode ser feita com jornal velho. Essa decoração é super fácil de ser feita. Você só precisará de jornal velho na quantidade para forrar a parede, cola branca, água, rolo para passar a cola na parede, escova para alisar o jornal, espátula para cortar os arremates e estilete.

Antes de começar, dilua a cola em água em uma proporção de duas partes de cola para uma de água. Certifique-se de que a parede escolhida esteja limpa e lisa, passando uma solução feita com água e água sanitária. Espere secar e comece o serviço.

Passe a cola com o rolo na parede em etapas pequenas. Coloque o jornal no local desejado e alise-o de dentro para fora para evitar bolhas de ar. Depois, alise-o levemente com a escova para não rasgá-lo. Use a espátula para dar o acabamento no rodapé e nas molduras de portas e janelas. Se a parede tiver interruptores, retire o espelho para colar o jornal. Depois, faça um “X” com o estilete e retire o jornal excedente. Parafuse o espelho de volta e a sua parede está pronta. Em seguida, passe outra camada de cola para que a parede fique impermeável e levemente brilhante.

Se preferir, você pode usar folhas de revistas, gibis ou de livros para fazer essa decoração com colagens. Ninguém terá uma parede como a sua. E o mais importante é que ela ficará super personalizada!

Decoração com Retalhos

Os retalhos de panos também ficam ótimos em paredes. Para tanto, escolha as texturas e as estampas adequadas ao local em que eles serão colados. Eles podem ser de vários tamanhos e devem combinar com a cor da parede em que serão colados, a não ser que você cole retalhos pela parede inteira.

Para fazer esse trabalho, limpe bem a parede com água e água sanitária. Espere secar e passe cola branca diluída em água nos lugares em que serão fixados os retalhos. Depois, é só colá-los na parede, sempre alisando-os de dentro para fora para não criar bolhas.

Decoração com Fotos

Fotos de viagens, de pessoas queridas e de momentos inesquecíveis podem ficar para sempre visíveis para você e para as suas visitas. Além do mais, elas enfeitam o local, tornando-o mais alegre e comunicativo. Use a sua criatividade, usando fotos de vários tamanhos, formatos e cores. Não deixe os bons momentos se diluírem, tenha-os sempre à vista.

Nessa decoração com fotos, você pode optar por cobrir toda a parede com fotos ou fixá-las apenas em uma parte da parede. Para tanto, ela terá que estar bem pintada e limpa. As fotos são coladas do mesmo modo que o jornal e os retalhos.

No entanto, se você preferir colocar as fotos em uma grande moldura de madeira, o efeito também fica muito bonito.

Decoração com Adesivos

Um tipo de decoração com colagens é a feita com adesivos. São milhares de temas, de frases e de personagens que podem ser simplesmente colados à parede. Há muitas fabricantes desse material, é só escolher a colagem que mais se identifica com a sua casa e colá-la, pois ela já vem com cola. Basta tirar o protetor e fixar a imagem à sua parede. Há estampas muito bonitas e que trazem descontração e cor aos ambientes.

Use e abuse da sua criatividade para deixar as suas paredes mais charmosas, bonitas e personalizadas. São várias técnicas e materiais que podem ser usados para esse fim. Aproveite essas dicas de decoração com colagens e experimente mudar o humor da sua casa.

Top