Decoração com cobogós

Muitas pessoas nunca ouviram falar em cobogó e estranham quando ouvem esse nome diferente pela primeira vez. O que elas não sabem é que…

Por Editorial MDT em 24/12/2011

Os cobogós são elementos arquitetônicos que fizeram grande sucesso nas décadas de 50 e 60

Muitas pessoas nunca ouviram falar em cobogó e estranham quando ouvem esse nome diferente pela primeira vez. O que elas não sabem é que essa ferramenta arquitetônica já foi muito popular e voltou com tudo para causar muito frisson na arquitetura contemporânea.

Os cobogós são elementos arquitetônicos que fizeram grande sucesso nas décadas de 50 e 60 e ultimamente têm ganhado destaque na composição de ambientes. São blocos vazados que inicialmente eram feitos de cimento, sendo atualmente encontrados nos mais diversos materiais, como vidro, madeira, cerâmica e até porcelana.

É um elemento brasileiríssimo, criado em Recife e patenteado em 1929. O nome, nada convencional, é derivado das iniciais dos sobrenomes dos três engenheiros que o idealizaram (Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis). Uma de suas grandes vantagens é que além de objeto decorativo, permite a passagem de luz, mantendo o ambiente iluminado e ainda evita o superaquecimento. Por isso é perfeito para ser usado em regiões mais quentes.

O cobogó é um elemento brasileiríssimo, criado em Recife

Espaço na decoração atual

As linhas de decoração mais antigas, o chamado “retrô”, voltou com força total na decoração atual. A releitura desse estilo tornou o cobogó mais prático e usual, além de muito decorativo. Sua principal função é criar privacidade no interior do aposento sem comprometer a ventilação, luminosidade e a visão do ambiente que o cerca. O jogo de luz e sombra que essas peças criam é algo incrível.

Também pode ser usado para integrar ambientes, quando não se quer destruir uma parede entre os dois cômodos. Os coloridos dão um toque de alegria, enquanto que, os tons mais neutros e monocromáticos na decoração, trarão muito requinte e sofisticação.

Pode ser encontrado nos mais diversos formatos, tamanhos e cores, por isso é muito fácil de ser combinado com diferentes estilos e locais de uso. Pode ser aplicado num muro, na fachada da casa, ou até mesmo formando um painel para dar suporte ao televisor da sala.

É um instrumento muito útil para ambientes externos como jardins, onde proporcionará um efeito rústico e muito charmoso.

Prático e útil

Além de decorar, o cobogó ainda pode ter algum uso prático atribuído, como por exemplo, servindo de porta-revistas; funcionando como uma adega na cozinha ou, quem sabe, um porta-brinquedos para as crianças. As opções de uso são muitas, dependendo apenas da criatividade.

Seja em cimento, madeira, vidro ou cerâmica, o que vale são as ideias para investir no ambiente vazado.

Seja qual for o material, o que vale são as ideias para investir no ambiente vazado

 

Top