Decoração Com Brinquedos Antigos

E então? Você é uma daquelas pessoas que gostam de decoração? Então provavelmente sabe que a decoração retrô não é apenas uma simples tendência,…

Por Editorial MDT em 03/05/2011

E então? Você é uma daquelas pessoas que gostam de decoração? Então provavelmente sabe que a decoração retrô não é apenas uma simples tendência, não é? Estamos falando de um estilo clássico, mas que nem por isso significa algo travado e sem possibilidades de inovação.

Um dos maiores atributos desse estilo é a mistura entre o velho e o novo. Quer dizer, o jeitinho e os traços clássicos dos elementos de decoração das décadas de 1920 até 1970 e mistura com novas cores. No fim, o resultado obtido fica super legal e o efeito sobre as pessoas fica sendo algo entre o moderno e o acolhedor, típico das casas de época.

Para quem gosta do gênero, não é difícil encontrar itens que remetam ao passado para decorar sua casa. Como em um caso desses eles são a alma da casa, eles podem estar em todo lugar. As vezes é algo que está bem perto: aqueles velhos objetos que você herdou de algum parente ou que estão naquele brechó aí pertinho. Itens simples que nem precisam ser dos mais caros: estou falando daquele rádio ou ventilador antigo… até brinquedos antigos podem entrar na dança.

Isso mesmo, brinquedos antigos: em determinados cômodos eles podem ficar um verdadeiro luxo dependendo de qual for a sua intenção. Eles, que foram companheiros de muitas brincadeiras não precisam ficar relegados aos quartos, como objetos que devem ser considerados secretos e com ordens de permanecerem distantes dos olhares alheios. Assim como os pôsteres, eles podem ficar em escritórios, salas de TV, pequenas bibliotecas e locais que remetam a cultura.

Sim, nesse caso os brinquedos não são apenas brinquedos, mas sim objetos culturais. Eles contam histórias, assim como tantos outros elementos espalhados pelo lugar, então nada mais justo do que terem o seu espaço. Sem contar que eles conferem vida ao local onde são exibidos, seja pelas cores ou pelo seu estilo. Tanto que deixaram de ocupar somente sua função primordial na brincadeira para realmente serem partes de coleções cultuadas com o maior dos esforços e investimentos. E ai de qualquer criança que encosta nessas preciosidades! Já viu o escândalo que os mais aficionados fazem em uma hora dessas?

Agora o problema é que, comprar esses objetos agora significa alguns problemas orçamentários. Alguns brechós online com um pouco mais de acervo oferecem tais itens com uma média de preços não são necessariamente muito amistosas. Então pode ser mais negócio investir nos objetos de família. E claro, brinquedos podem fazer parte dessas relíquias. Afinal nem todo mundo tem coragem de se separar dos bonequinhos de super-heróis ou ainda se desfazer daquele Forte Apache tão adorado durante a infância. Outros bons objetos para isso são carrinhos.

As lojas de brinquedos novos também podem ser boas opções, mas o motivo é que algumas vendem produtos muito parecidos com os que faziam a cabeça da garotada antigamente. Essa opção pode sair bem mais em conta do que certos brechós, mas algumas visitinhas a eles pode realmente valer a pena. Quem sabe o seu talento na arte de pechinchar não possa ser eficiente?

Gostou das dicas? Então coloque em prática e faça sua casa ficar daquele jeito bem aconchegante que só o estilo retrô ou vintage de decoração é capaz de fazer.

Top