Decoração com branco: ideias, dicas

O branco é uma cor recorrente na decoração, com a capacidade de destacar o tom acompanhante ou mesmo criar um efeito atemporal nos ambientes.…

Por Isabella Moretti em 30/12/2011

O branco predomina na decoração

O branco é uma cor recorrente na decoração, com a capacidade de destacar o tom acompanhante ou mesmo criar um efeito atemporal nos ambientes. Há várias ideias e combinações para se fazer com o branco, mas antes de tudo é necessário compreender quais as intenções do projeto.

O significado do branco na decoração

Classificado como uma cor neutra, o branco é capaz de exaltar diferentes estilos e com isso criar uma variedade de sensações. Simples, sofisticado e discreto, o tom é perfeito para quem não deseja mudar a decoração com tanta frequência e assume caráter atemporal nas composições.

Um ambiente todo branco costuma estimular o prazer, a calma e favorecer o frescor. Quando combinado com cores frias ou quentes o efeito é ainda melhor, já que outras sensações passam a ser despertadas nas pessoas. O branco é ainda um indicador de paz, pureza e serenidade.

A cromoterapia afirma a capacidade do branco de realçar as demais cores e contribuir com a iluminação dos ambientes. Devido a sua versatilidade, este tom neutro pode ser inserido em qualquer cômodo da casa através do revestimento, móveis ou objetos decorativos. Quem deseja transmitir uma sensação de limpeza e aumentar o tamanho das divisões também pode apostar no poder do branco.

Apesar de todas as vantagens que estão associadas à neutralidade do tom, é importante tomar cuidado para não cometer exagero. Um ambiente todo branco pode causar a sensação de fraqueza, monotonia e até mesmo falta de personalidade. Em demasia, a cor causa uma sensação de vazio e frieza.

As combinações com o branco

Preto e branco na decoração

– Branco total: uma aposta usada para quem deseja criar um ambiente clean. Simples, sofisticado e discreto, o ambiente possui móveis, acessórios e revestimento de uma mesma cor.

-Branco com preto: cria um belíssimo efeito monocromático no ambiente, numa junção que pode ser clássica ou moderna. O contraste forte das cores pode ser marcada por estampas em padronagens diferentes em prol de um visual bem ousado.

– Branco com azul: provençal ou náutico, a combinação é perfeita para decorar os ambientes com frescor, leveza e suavidade.

– Branco com bege: dupla discreta e capaz de deixar o ambiente com o visual bem neutro.

– Branco com laranja: a cor vibrante estimula a criatividade e consegue energizar o ambiente.

– Branco com rosa: ao combinar as duas cores é possível obter uma decoração romântica e delicada.

– Branco com marrom: contribui com as propostas de decoração com estilo contemporâneo, com um bonito contraste entre claro e escuro.

– Branco com verde: perfeito para quem deseja criar um espaço orgânico e insinuar a presença da natureza no ambiente. O verde favorece o equilíbrio e alivia o estresse.

– Branco com lilás: dupla capaz de decorar os ambientes com delicadeza e charme.

– Branco com amarelo: o uso da cor quente combinada com o branco ajuda a aquecer o ambiente, mas cuidado para não causar a sensação de insegurança.

-Branco com vermelho: resulta num ambiente apaixonante, poderoso e energizado.

– Branco com cinza: a parceria é sofisticada, moderna e garante sobriedade no ambiente.

Branco e cinza na decoração

Aproveite as dicas e invista no branco para decorar a casa.

 

 

Top