Isabella Moretti 26/12/2011 Bem Estar

Muitas flores e linhas circulares estão presentes neste padrão

O arabesco é um tipo de estampa bem elaborada que marca presença na decoração das casas. Os desenhos possuem como principal característica a combinação de formas geométricas, que lembram plantas e flores mescladas numa identidade visual bem peculiar.

A estampa com arabescos é uma marca da arte islâmica, que costuma ser usada para decorar as paredes das mesquitas. As formas geométricas trabalhadas procuram simbolizar visão islâmica do mundo e ressaltam a ideia de infinito dentro da cultura. A espiritualidade que está associada aos arabescos acaba se apresentando muito intensa e envolvente.

Uso de arabescos para decorar

O trabalho com arabescos reforça uma atmosfera vintage no ambiente, deixando a decoração mais acolhedora, charmosa e aconchegante. Apesar de ser uma padronagem rebuscada, a estampa está em alta no que diz respeito a móveis estampados, acessórios e até mesmo revestimento.

Arabescos presentes na decoração

O segredo para usar arabescos na proporção adequada está na quantidade. Desta forma, não dá para cometer exageros e sobrecarregar o ambiente com a estampa rebuscada. Procure adicionar o efeito que resgata a cultura islâmica de maneira bem sutil, delicada e presente apenas em alguns detalhes. Reforce o contraste com os tons neutros e lisos, tomando muito cuidado para combinar com outros tipos de estampas.

Dicas para decorar com arabescos

– Adesivo de parede: capaz de inovar o espaço vertical com estilo e elegância. Disponíveis principalmente na cor preta, as peças conseguem adicionar um toque de delicadeza nos espaços íntimos e de convívio. Use os arabescos para decorar uma das paredes da sala de estar e romper com a monotonia de uma parede branca.

– Papel de parede: um tipo de acabamento elegante e chamativo capaz de inovar a aparência de algum canto da casa. Quando usado junto com outros elementos clássicos, como é o caso do lustre, cria um ambiente extremamente sofisticado.

Tapete indiano de arabescos

– Tapetes: peças próprias da decoração indiana, que carregam desenhos místicos bem marcados pelas cores.

– Móveis: os sofás e poltronas podem exibir os arabescos e representar o foco da decoração. Os estofados estampados, quando combinados num ambiente com elementos neutros, têm um efeito aconchegante e retrô.

– Objetos: ajudam a enfeitar os móveis com graciosidade, levando para dentro de casa um charme típico da decoração oriental. Use tecidos estampados com arabescos para revestir caixinhas, baús, almofadas e outras peças decorativas.

Use arabescos com bom-senso e se impressione com os resultados.

Outros artigos

Concurso Prefeitura de Santa Branca (SP)

18/06/2009

Concurso Prefeitura de Santa Branca (SP)

Foi aberto concurso pela Prefeitura de Santa Branca (SP) onde são oferecidas 225 vagas em 55 cargos para todos os níveis de escolaridade. Salários: R$ 465,00 ...