Decoração com amarelo – ideias, como fazer

O amarelo ajuda a deixar os ambientes mais iluminados e alegres, além de trazer para o ambiente decorado a simbologia do sol. Esta cor…

Por Isabella Moretti em 22/12/2011

Amarelo, cinza e preto na decoração.

O amarelo ajuda a deixar os ambientes mais iluminados e alegres, além de trazer para o ambiente decorado a simbologia do sol. Esta cor quente costuma ser muito usada na decoração de casas, marcando presença nos cômodos em diferentes tonalidades. No entanto, antes de se trabalhar com o amarelo, é necessário se preocupar com as combinações.

O significado do amarelo

Segundo aponta a psicologia das cores, o amarelo é responsável por energizar os ambientes e torná-los mais alegres. Como a cor remete a presença do astro rei, acaba contribuindo com poder, riqueza e luminosidade. Através da decoração com os tons amarelados, é possível estimular a sensação de felicidade e aumentar o potencial para tomar decisões.

O amarelo pode ainda ser uma excelente alternativa para os ambientes que necessitam de organização. É uma cor dotada de personalidade e ajuda a assimilar ideias inovadoras. O tom pode ser normal, cítrico, vibrante, clarinho e escuro, aspecto importante para definir o efeito causado pela cor no ambiente.

Móveis amarelos.

Apesar da versatilidade, o amarelo é uma cor que precisa ser usada com muito cuidado para não causar sensações entranhas. Quando os objetos, móveis e revestimentos amarelam demais um ambiente, as pessoas acabam sendo influenciadas pelo egocentrismo. A combinação do amarelo com o branco exige cautela porque pode estimular a insegurança e instabilidade.

Ideias para decorar com o amarelo

Cítrico e quente são os tons de amarelo que aparecem nas principais tendências de decoração. Confira algumas sugestões:

– Móveis: quando as paredes da casa são brancas, os móveis podem se apresentar na cor amarela para obter um destaque e romper com a monotonia da cor neutra. Prefira trabalhar com um tom bem próximo da coloração da gema e obtenha resultados bem charmosos.

Parede amarela.

-Paredes: o espaço vertical pode ser decorado com amarelo, mas sem exageros. Prefira usar a cor para pintar apenas uma das paredes do cômodo, exercendo dessa forma um efeito contrastante e equilibrado com o neutro.

– Acessórios: os objetos decorativos amarelo contribuem com a aparência de um ambiente, adicionando a cor com charme e personalidade. De repente um vaso, uma fruteira, uma almofada ou um quadro consegue mudar totalmente a atmosfera do cômodo. Experimente combinar peças de madeira clara (marfim) com objetos amarelos.

Experimente as combinações:

Amarelo + preto + branco
Amarelo + verde
Amarelo + azul
Amarelo + cinza

Aproveite as dicas para inovar a decoração com a ajuda do amarelo.

Top