Decoração com a cor marrom – dicas, ideias

O marrom é uma cor sóbria que marca presença na decoração, principalmente no que diz respeito ao trabalho com a madeira. O tom pode…

Por Isabella Moretti em 27/12/2011

Marrom na decoração da sala de estar

O marrom é uma cor sóbria que marca presença na decoração, principalmente no que diz respeito ao trabalho com a madeira. O tom pode ser combinado com facilidade e sobressai no ambiente por causa da estabilidade que sugere. Por muito tempo o marrom foi considerado uma cor pobre e sem efeito na hora de decorar, mas aos poucos essa ideia está sendo desmentida.

O uso da cor marrom na decoração acontece através dos móveis, paredes e acessórios. Qualquer cômodo da casa pode ser beneficiado por este tom escuro para exaltar o compromisso com a elegância, charme e conforto. Buscar o equilíbrio nas combinações é um critério fundamental, por isso não exagere no uso do marrom porque pode deixar os ambientes tétricos e sem emoção.

O significado do marrom

Marrom é sóbrio e elegante

As cores são capazes de estimular ou criar sensações, sendo que isto não seria diferente com o marrom. O tom exerce influência psicológica nas pessoas quando inserido no ambiente através da mobília, revestimento e objetos.

O marrom se apresenta como a opção perfeita para ambientes estáveis e sérios. Através desta cor as pessoas conseguem obter mais segurança e recebem energia positiva que vem principalmente da madeira. Os tons de marrom podem ser sobrepostos ou combinados em contraste com outras cores mais vivas, tudo dependerá da criatividade dos moradores.

Quando usado de maneira contida, o marrom acrescenta ao espaço todos os aspectos positivos presentes no elemento terra. As realizações passam a ser favorecidas pela influência da cor e os moradores se sentem com os “pés no chão”. A cor favorece o visual de ambientes masculinos e rústico, mas sempre se apresenta de uma maneira sofisticada.

Ideias para usar marrom na decoração

Rosa e marrom na decoração

Móveis: esta é a maneira mais comum de usar o marrom na decoração em diferentes tonalidades. As peças que valorizam a cor da madeira podem se apresentar em versões foscas ou com brilho, mas sempre contribuem de forma elegante com a decoração. O sofá estofado com tecido liso e marrom também é um móvel cotado para decorar.

Paredes: o espaço vertical tem sido beneficiado com o marrom, deixando os cômodos discretos e ao mesmo tempo poderosos. O aconchego é ressaltado através da cor, tanto em tonalidade claras como escuras.

Acessórios: no quarto de casal, a roupa de cama marrom cria um efeito sofisticado na decoração do quarto. Já na sala, um tapete desta cor pode marcar presença no centro do cômodo e fazer um contraste perfeito com o sofá branco. As almofadas e molduras na cor marrom também são elementos bem aceitos na hora de decorar.  

Combinações: a cor permite várias misturas, criando resultados charmosos na decoração. Mesclar o marrom com o branco no ambiente cria um efeito contemporâneo simples e elegante. O tom possui ainda o incrível poder de destacar cores mais vivas nas combinações e isso se deve ao fato de ser discreto. Rosa, amarelo limão, turquesa, azul e roxo funcionam bem em parceria com o marrom.

Invista no uso do marrom na decoração e deixe seu lar sofisticado e elegante.

Top