Decoração aconchegante – dicas, fotos, como fazer

A decoração aconchegante tem como finalidade tornar os espaços residenciais mais agradáveis e harmoniosos. Há várias maneiras de reforçar a sensação de aconchego, investindo…

Sala de estar com elementos que reforçam a sensação de aconchego.

A decoração aconchegante tem como finalidade tornar os espaços residenciais mais agradáveis e harmoniosos. Há várias maneiras de reforçar a sensação de aconchego, investindo nas cores, móveis, revestimentos e peças decorativas.

Para que a decoração seja definida como aconchegante, é importante considerar os fatores climáticos da época. Desta forma, a mesma proposta decorativa que funciona no verão não vai combinar com o inverno e vice-versa. Redecorar a casa acaba sendo uma atividade constante para sempre proporcionar uma atmosfera confortável.

Dicas para a decoração aconchegante de inverno

A decoração aconchegante de inverno reforça materiais como couro e madeira, além das cores quentes.

Durante os meses mais frios do ano, é interessante que a decoração apresente elementos que favoreçam o conforto térmico. Uma boa aposta neste sentido é o uso da madeira para decorar os espaços residenciais, através de móveis e revestimentos. As cores quentes também prometem energizar os ambientes da casa e deixá-los mais aconchegantes, principalmente as áreas sociais.

Caso o objetivo seja reforçar a sensação de calor dentro da residência, experimente usar têxteis mais felpudos e pesados na decoração. Aplique esta ideia na hora de montar cada cômodo, apostando principalmente na força dos tapetes a mantas como acessórios. As almofadas são peças que também desempenham papel importante na decoração de inverno e favorecem o conforto da sala.

O revestimento da parede com madeira é uma tendência que está em alta e beneficia a decoração aconchegante. No entanto, o uso de papel de parede no espaço vertical também se apresenta como uma forma de inovar a aparência do ambiente e torná-lo mais acolhedor.

O aconchego de um ambiente é exaltado através da iluminação, por isso no inverno os cômodos costumam exibir focos de luz indireta. Luminárias e velas acabam se transformando em elementos que reformam a ideia intimista de decoração.

Leia Também:  10 dicas para uma decoração aconchegante

Dicas para a decoração aconchegante de verão

Cores neutras e frias prevalecem na decoração.

A casa durante o verão deve ser decorada com base nas ideias de frescor, leveza e serenidade. A decoração na verdade precisa estabelecer um contraste com o clima de calor que predomina na estação, para deixar as pessoas mais confortáveis dentro da residência.

É recomendado trabalhar com as cores neutras e frias, como branco, bege, creme, azul, verde e lilás. Ao invés de vestir as janelas com cortinas pesadas, prefira os modelos mais leves e com movimento. Procure ainda aproveitar ao máximo a entrada da claridade natural nos ambientes, assim fica tudo mais claro e arejado.

O calor também é suavizado através do uso das plantas na decoração. Os vasos de flores tropicais ou mesmo folhagens dentro de casa cumprem a missão de deixar a área residencial mais aconchegante em todos os sentidos.

Aproveite as dicas e inove a decoração com bom-gosto e criatividade.

Fotos de decoração aconchegante

Top