Débito Automático INSS, como Funciona

Débito Automático INSS, como Funciona

Os contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais da previdência social podem pagar a contribuição por meio de débito automático INSS, como funciona em…

Por Redacao em 28/12/2015

Os contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais da previdência social podem pagar a contribuição por meio de débito automático INSS, como funciona em conta corrente. Isso pode ser feito no site da previdência social, na área agência eletrônica, “segurado”, para utilizar o serviço, é preciso informar o número do CPF do contribuinte e uma senha que pode ser criada pela própria internet.

Débito Automático INSS, como Funciona (Foto: Exame/Abril)

Débito Automático INSS, como Funciona (Foto: Exame/Abril)

Débito Automático INSS, como Funciona

É importante que o contribuinte verifique se seu banco possui convênio com a previdência social e atente para o código de pagamento no momento do preenchimento da autorização. Esse código é diferente para cada tipo de contribuinte e modalidade de contribuição. Se houver parceria, é possível usar o recurso débito automático INSS, como funciona .

Leia mais informações sobre: Extrato Previdência Social INSS

Como funciona

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a existência de contribuição específica para a dona de casa, o que existe é a possibilidade de ela se inscrever no INSS como contribuinte facultativo. Com isso, a dona de casa terá direito à maioria dos benefícios previdenciários, como: aposentadorias, auxílios e pensão por morte para os dependentes em caso de seu falecimento.

É preciso verificar a disponibilidade com o INSS  (Foto: Exame/Abril)

É preciso verificar a disponibilidade com o INSS (Foto: Exame/Abril)

É importante lembrar que podem se inscrever como contribuinte facultativo na previdência as pessoas que não exercem atividade profissional remunerada, como os desempregados, estudantes e donas de casa.

Contribuição reduzida

Outra informação é que o contribuinte facultativo pode optar pela contribuição reduzida. Essa contribuição é de 11% sobre o salário mínimo em vez de 20%, que é a alíquota normal. Quem escolher esse tipo de contribuição terá direito a todos os benefícios da previdência, exceto aposentadoria por tempo de contribuição. O valor dos benefícios nesse caso é fixado em um salário mínimo.

Banco pode ou não trabalhar desta forma  (Foto: Exame/Abril)

Banco pode ou não trabalhar desta forma (Foto: Exame/Abril)

Para mais informações sobre a contribuição de facultativo e a alíquota reduzida, os ouvintes podem ligar, gratuitamente, para o telefone 135 ou acessar o site www.previdencia.gov.br/

A contagem recíproca de tempo de serviço permite a soma do período que uma pessoa trabalhou no serviço público com o tempo de empresa privada. A contagem recíproca só é necessária quando o trabalho no serviço público foi vinculado a um regime próprio de previdência.

Leia mais informações sobre: Dataprev – consulta beneficio INSS

Contagem recíproca

Para obter a contagem recíproca, o interessado deve se dirigir ao órgão público em que trabalhava e solicitar a certidão de tempo de contribuição.

É importante ressaltar que a contagem recíproca também vale para quem trabalhou em empresa privada e hoje trabalha em órgão público. Nesse caso, a certidão de tempo de contribuição será fornecida por uma agência da previdência social. Para isso, o INSS tomará como base os dados constantes no cadastro nacional de informações sociais, o chamado CNIS, e, se for necessário, as carteiras de trabalho do segurado.

Para previdência isso é bom  (Foto: Exame/Abril)

Para previdência isso é bom (Foto: Exame/Abril)

Foi pensando na rapidez, segurança e no conforto que a Internet permite aos seus usuários uma nova dinâmica ao site da Previdência Social. Os segurados, beneficiários e público em geral encontram os serviços das agências de maneira clara e fácil. Informações, serviços, interatividade e cálculos, tudo de forma flexível e direta.

Entre no link: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=433 e saiba tudo que a previdência social tem a oferecer para você contribuinte.

Top