Dê um ‘upgrade’ no seu currículo

Atualizar o currículo é uma tarefa de edição. Para ter um excelente currículo é necessário, antes de mais nada, ter claro qual é a…

Imagem: (Foto Divulgação)

Atualizar o currículo é uma tarefa de edição. Para ter um excelente currículo é necessário, antes de mais nada, ter claro qual é a sua finalidade profissional. Desse modo, use o início do ano para ler e refletir sobre a sua carreira.

 “Como profissional, eu sugiro que as pessoas corram atrás das oportunidades, o país está em um ótimo momento para mudanças. Agora é a hora para perseguir aquele cargo que sempre desejou”, explica Andreza Santana, gerente de marketing sênior do Monster Brasil.

Confira a seguir sete dicas de profissionais, para conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

1. Atualize suas informações pessoais

Nome completo, telefone e e-mail. Neste espaço o ideal é adicionar o endereço do Facebook, por exemplo.  No entanto, é importante advertir  que, tão importante quanto alterar o seu currículo é atualizar a página da rede social profissional.

Para o especialista, os entrevistadores desejam saber se você realiza networking, por exemplo. “De qualquer forma o recrutador irá buscar informações nas redes profissionais, por isso é interessante mantê-lo sempre atualizado”.

2. Reflita sobre o que você deseja

Seja sucinto ao escrever sua finalidade profissional. Evite que o entrevistador, ao ler seu currículo, tenha a impressão de que está desesperado. Deixe evidente qual função você deseja ocupar e qual sua área de interesse.

“Seja o mais especifico possível ou inclua áreas afins. Um profissional de marketing pode colocar como objetivo gerência de marketing, novos negócios e relacionamento com canais”, diz Andreza.

Leia Também:  Máquina de Fazer Arroz Preços, Onde Comprar

3. Relembre a sua formação educacional

Focalize no seu desígnio profissional e analise se vale a pena adicionar algum trabalho acadêmico ou uma monografia que tenha efetivado ao longo da graduação.

4. Adicione cursos e treinamentos

Cursos pontuais precisam ser adicionados, contudo, se a apresentação for de um contexto fortuito e não relevante, pode dar a impressão de que o candidato está “enchendo linguiça”.

5. Resuma sua experiência profissional

Coordene as experiências profissionais da mais atual para a inicial. O recrutador espera uma enriquecimento profissional, logo, foque nas decorrências atingidas ou projetos concretizados.

6. Elimine informações desnecessárias

Números de RG e CPF e fotos não são informações imperativas. Listar referências também não é aconselhado, já que o entrevistador na ocasião apropriada solicitará nas etapas seguintes da seleção.

7. Revise o currículo

Releia o documento com cautela, corrija falhas de português ou digitação. Peça para algum colega ou familiar ler para que erros sejam poupados.

Seguindo essas dicas seu currículo será interessante e fundamental para conseguir o emprego desejado.

Top