Datas do ENEM 2012

PUBLICIDADE

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vem sendo aplicado aos alunos concluintes do Ensino Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) desde 1998. No início, a prova foi utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do Ensino Médio brasileiro e para que medidas fossem tomadas a respeito das falhas encontradas através dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que seriam modificados de acordo com os dados coletados no Enem.

De 1998 a 2008, o Enem contou com 63 questões e a prova foi aplicada em apenas um dia. Desde o início, a ideia do Enem era oferecer questões transdisciplinares aos alunos, ou seja, que cruzam mais de uma disciplina em sua formulação. Esse conceito foi formulado a partir da ideia de que cada disciplina não é independente uma da outra, mas que elas precisam de outras matérias para serem compreendidas de modo globalizado. Então, a proposta do Enem era completamente diferente da dos vestibulares, que só cobravam fórmulas e datas.

Leia também.  Inscrições Enem 2012 já estão abertas!

PUBLICIDADE

A partir de 2009, a nota do Enem passou a ser utilizada como forma de ingresso em universidades federais. Desse modo, os alunos podem tentar passar em um curso em qualquer estado brasileiro, pois ele não precisará se locomover para fazer o vestibular. Com a nota do Enem em mãos, ele pode escolher o curso em qualquer lugar do Brasil. Isso fez com que houvesse um maior intercâmbio de estudantes de diversas regiões.

Além das universidades federais, várias universidades privadas também adotaram a nota do Enem como parte parcial ou inteira do seu processo seletivo. Assim, o ingresso em qualquer universidade tornou-se mais fácil para muitas pessoas. Essa nota ainda pode ser usada para somar pontos para o ingresso universitário pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Para os alunos do EJA, a realização do Enem conta como certificado de conclusão do curso.

Atualmente, a prova do Enem conta com 180 questões de múltipla escolha e uma redação dissertativa. Cada questão tem 5 alternativas e as provas são divididas em 4 cores para que não haja fraudes.

O objetivo da prova é avaliar as competências dos alunos, portanto, ela não é dividida por matérias, por ser transdisciplinar. Por isso, o aluno deve estar inteirado com todas as disciplinas para saber interpretar as questões e respondê-las de acordo com o enunciado. O mais importante para fazer a prova do Enem é possuir uma boa leitura e interpretação de textos, além de uma visão geral de todas as matérias.

PUBLICIDADE

As competências avaliadas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As datas do Enem 2012 ainda não foram divulgadas, mas provavelmente, seguirão os mesmos calendários dos anos interiores. Portanto, de julho a agosto, as inscrições serão feitas para que as provas sejam realizadas em outubro e novembro.

PUBLICIDADE

Portanto, as datas das provas do Enem se aproximam e é preciso estar com os estudos em andamento. Lembre-se de que a nota do Enem pode garantir a sua entrada em uma boa universidade e, consequentemente, um bom futuro profissional.

Para acompanhar as novidades e as datas do Enem 2012, entre no site do INEP (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelas provas do Enem: http://enem.inep.gov.br/ e bons estudos!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.