Daniel Alves come banana jogada por racistas

Os jogadores de futebol da Europa sofrem frequentemente com o preconceito racial. Neymar já foi o alvo, mas Daniel Alves, que também já sentiu…

Os jogadores de futebol da Europa sofrem frequentemente com o preconceito racial. Neymar já foi o alvo, mas Daniel Alves, que também já sentiu o preconceito de alguns torcedores da Espanha quando joga pelo Barcelona, resolveu dar uma resposta com um gesto simples.

Simony, ex-Balão Mágico (Foto: Divulgação)

Veja também: MÚsicas de protesto mais famosas do Brasil

O craque da Seleção Brasileira cansou de ver bananas jogadas no campo depois de sua apresentação, e principalmente, quando ele joga bem e leva a vitória para casa. Daniel Alves comeu uma banana que foi atirada perto de si durante a vitória por 3 a 2 do Barcelona sobre o Villarreal, pelo Campeonato Espanhol.

Daniel Alves e o movimento ‘Somos todos macacos’

Não demorou muito para que pessoas conhecidas internacionalmente e anônimos começassem o movimento #somostodosmacacos (#weareallmonkeys – termo em inglês). As pessoas começaram a publicar nas redes sociais imagens com a foto ao lado de bananas e com essas hashtags.

Crianças, idosos, anônimos e famosos entraram na ondam e convidaram o seus seguidores a embarcar nessa onda de protesto contra o preconceito racial que vem assolando os jogadores de futebol brasileiros em outros países, mas que também já aconteceu no Brasil, com jogadores como Arouca, que escutou de torcedores após fazer um gol para o Santos no Campeonato Paulista sons similares aos que um macaco az e até o nome “macaco” aos gritos.

Roberta Miranda (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre: Consulta de protesto gratis – protesto de títulos

Imagens de famosos protestando contra o preconceito racial

Claúdia Leitte publicou uma imagem com uma banana e entrou para o protesto rapidamente. Além da cantora, outras personalidades foram no embalo e encheram as redes sociais de bananas e macacos. Frases como: “no Brasil temos banana para dar e vender” foram publicadas e compartilhadas aos montes pelas redes sociais, como forma de mostrar solidariedade ao jogador Daniel Alves diante de tamanha manifestação ode preconceito que ele vem sofrendo na Europa. A imprensa da Espanha não costuma noticiar esses casos, mas aqui no Brasil o movimento está sendo outro com relação ao assunto.

Veja algumas imagens que fazem parte desse protesto:

Top