Da turma que luta contra o rebaixamento, apenas o Ceará venceu na rodada

A briga pela sobrevivência na primeira divisão do futebol brasileiro continua com requintes de drama e tensão. Com o Avaí matematicamente rebaixado e o…

Na parte debaixo da tabela, cearenses foram os grandes beneficiados na 36a rodada do Brasileirão

A briga pela sobrevivência na primeira divisão do futebol brasileiro continua com requintes de drama e tensão. Com o Avaí matematicamente rebaixado e o América Mineiro praticamente na Série B, cinco equipes ainda lutam para não ficarem com as duas vagas que decretam a queda dos dois últimos clubes para a segundona em 2012.

Na 36ª rodada do Brasileirão, somente a equipe do Ceará comemorou. Porém, nem mesmo a surpreendente vitória dos cearenses contra o Grêmio, em Porto Alegre, foi suficiente para tirar a equipe da zona da degola. Entretanto, os cearenses dependem apenas de suas próprias forças para escaparem. Assim, o Ceará permanece na 17ª colocação, com 38 pontos, um a menos do que o Cruzeiro, que empatou com o antepenúltimo colocado Atlético Paranaense, em casa, e se manteve fora do Z4.

Atlético Mineiro e Bahia, mesmo com derrotas para Corinthians e Palmeiras, respectivamente, respiram aliviados, uma vez que continuam fora da zona do rebaixamento e dependem de seus resultados para permanecerem na elite do futebol brasileiro no ano que vem.

E um aspecto pode ser decisivo para garantir a permanência de uma ou outra equipe na primeira divisão; é o confronto direto. Nada menos do que três partidas colocarão frente a frente os rivais que lutam contra o descenso. Na próxima rodada, por exemplo, Ceará e Cruzeiro se enfrentam em partida que pode salvar os cruzeirenses da queda ou tirar os cearenses da zona do rebaixamento.

Já na última rodada, o Bahia recebe o Ceará, em mais uma disputa direta contra o fantasma do descenso. Em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético Mineiro fazem um clássico mineiro que pode entrar para a história, já que pode significar a salvação de um e o descenso do outro.

Leia Também:  Brazucas dão show na rodada do fim de semana no velho continente

Top