Cutícula: como tratar

Ter unhas bem tratadas passa uma excelente impressão de cuidado e beleza. Mulheres e homens recorrem a salões todas as semanas para estar com…

Por Editorial MDT em 20/12/2012

Ter unhas bem tratadas passa uma excelente impressão de cuidado e beleza. Mulheres e homens recorrem a salões todas as semanas para estar com as mesmas em dia. Muitas pessoas têm varias duvidas sobre as famosas cutículas. Para quem não sabe, a cutícula existe para proteger a sua unha, evitando assim que fungos e bactérias ali se aloquem e danifiquem a mesma, fazendo-a cair, crescer fraca, torta, ou até mesmo desenvolver um processo de inflamação. Temos como nossa cultura o habito de tirar a cutícula para que o formato da unha fique mais evidente. Em outros países como os Estados Unidos, é comum apenas que eles empurrem a mesma e hidratem. Esse último é o ideal para fazer com que as unhas cresçam jovens e bonitas, além de saudáveis.

A cutícula precisa ser tratada com cuidado, pois é parte fundamental da unha. (Foto: divulgação)

Produtos para tratar a cutícula

Como o processo de hidratação é o mais indicado, existem alguns produtos no mercado que prometem dar um excelente trato de hidratação nas cutículas. Veja:

  • Avoplex Nail & Cuticle Peplenishing Oil, O.P.I: através do uso da vitamina antioxidante E e também a soma de abacate, kukui, gergelim e girassol, ele consegue promover uma intensa hidratação. Vem na mesma embalagem que o esmalte vem, o que facilita sua aplicação.
  • Mira Cuticle complexo redutor de cutículasAvon: além de amaciar as suas cutículas, ele também tem a função de redução das mesmas. Para ter o efeito é simples, basta aplicar nas cutículas e massagear pro alguns segundos. Contém damasco, óleos de semente, pantotenato de cálcio, aloe vera, Vitamina E, Queratina e também é fonte de vitaminas e minerais.

    O Mira Cuticle amacia e com o tempo reduz a cutícula. (Foto: Divulgação)

  • Cera nutritiva da Granado: esse creme é um mix de cereais que tem como associação aveia e combinação de silicone. O resultado é uma máxima absorção, maciez e hidratação que o mesmo promove. Recomenda-se sua aplicação de 2 a 3 vezes ao dia.
  • Bepantol: é uma pomada muito conhecida aqui no Brasil, isso porque ela é usada geralmente para combater assaduras e também na cicatrização de tatuagens e segundo estudos, opera um verdadeiro milagre nas cutículas. O ideal é que você passe de 3 a 5 vezes por semana.

Onde comprar

A hidratação da cutícula é fundamental. (Foto: divulgação)

Para quem se interessou nos métodos de hidratação da cutícula, os produtos citados acima você encontra nas melhores drogarias e perfumarias. A pomada Bepantol você encontra na farmácia e a da Avon, através de uma revendedora. Proteger as unhas, mãos e cutícula nesse verão é a melhor coisa a se fazer para ter as mesmas macias e perfumadas.

Leia também:

Como usar esmalte sem prejudicar as unhas

Unha encravada: como evitar, cuidados

Top