Cursos técnicos para quem quer formação rápida

Os cursos técnicos para quem quer formação rápida são oferecidos em todo o país por escolas técnicas e institutos federais. A modalidade de ensino…

Por Isabella Moretti em 17/09/2014

Os cursos técnicos para quem quer formação rápida são oferecidos em todo o país por escolas técnicas e institutos federais. A modalidade de ensino prepara os alunos para desenvolver atividades práticas, em empresas industriais e comerciais.

Cursos técnicos para quem quer formação rápida. (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, a busca por cursos técnicos aumentou, superando até mesmo a procura por cursos superiores. Os brasileiros estão encontrando na habilitação técnica uma forma de se profissionalizar em pouco tempo e conquistar um emprego bem remunerado.

O sucesso dos cursos de formação rápida não é por menos. Segundo informações do Portal da Indústria, a formação técnica aumenta 24% da renda dos trabalhadores. A pesquisa foi feita em 2010, com profissionais que se formaram pelo SENAI.

Alguns cursos técnicos são tão valorizados no mercado de trabalho que chegam a pagar mais do que os cursos de graduação. Edificações, Eletricidade, Mecânica, Segurança do Trabalho, Logística e Enfermagem são algumas das áreas que garantem bons salários aos profissionais de nível técnico.

Saiba mais: Cursos técnicos gratuitos SENAI SP 2015

Cursos técnicos para quem quer formação rápida

Os cursos técnicos estão sendo cada vez mais valorizados pelo mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Os cursos técnicos são mais rápidos, ou seja, duram de um ano e meio a dois anos. O aluno pode, inclusive, começar a trabalhar enquanto ainda está estudando. Para participar da formação técnica, é necessário estar cursando o Ensino Médio ou já ter concluído a educação básica.

Confira a seguir onde encontrar cursos técnicos para quem quer formação rápida:

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal formador de mão-de-obra técnica no Brasil. A instituição está presente em todo o país, oferecendo cursos técnicos gratuitos que são reconhecidos pelas indústrias de diferentes setores.

A cada ano, o SENAI oferece 150 vagas para cursos técnicos em suas escolas.  A oferta de oportunidades aumentou nos últimos, principalmente por causa do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A iniciativa do governo federal amplia o acesso à educação profissional.

O Senai prepara a mão de obra para indústrias. (Foto: Divulgação)

SENAC

Além dos cursos técnicos gratuitos SENAI, os brasileiros também podem contar com as oportunidades do SENAC. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial promove cursos com foco no comércio de bens, serviços e turismo. As vagas gratuitas são disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e pelo Pronatec.

O Senac tem oportunidades para cursos técnicos de Estética, Paisagismo, Design de Interiores, Cozinha, Nutrição, Comércio Exterior, Hospedagem, Radiologia, Podologia, entre muitos outros.

Além do Senai e do Senac, os institutos federais e as escolas técnicas estaduais também contribuem com a oferta de cursos técnicos para quem quer formação rápida. Recentemente, até mesmo as instituições particulares começaram a oferecer vagas gratuitas, através do SISUTEC (Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica).

Top