Cursos técnicos gratuitos eTec Brasil: saiba mais

O e-Tec Brasil é uma ótima oportunidade para os brasileiros que desejam fazer cursos técnicos gratuitos. O programa é resultado de uma parceria entre…

Por Isabella Moretti em 20/03/2013

O e-Tec Brasil é uma ótima oportunidade para os brasileiros que desejam fazer cursos técnicos gratuitos. O programa é resultado de uma parceria entre o MEC com as instituições públicas de ensino.

A rede e-Tec promove cursos técnicos grátis à distância. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Rede e-Tec Brasil, cursos

e-Tec: ensino técnico à distância

O objetivo do e-Tec consiste em oferecer cursos técnicos grátis à distância, algo que antes não era possível no Brasil. O programa inova e amplia a oferta de qualificação profissional, afinal, antigamente o ensino técnico se limitava apenas às aulas presenciais em função da prática.

Com o e-Tec, alguns cursos técnicos estão começando a ser promovidos à distância, sem prejudicar a qualidade do ensino e do treinamento profissional. O programa funciona da mesma forma que a faculdade à distância: os alunos estudam em casa através da plataforma de aprendizado e comparecem aos polos para a realização de provas ou de algumas aulas presenciais importantes.

A rede e-Tec Brasil não amplia apenas o acesso ao ensino técnico, afinal, os cursos à distância também são voltados para a formação inicial e continuada (FIC) de trabalhadores que cursam o ensino médio ou o EJA.

O e-Tec Brasil resulta de uma parceria do MEC com as instituições públicas de educação profissional. (Foto:Divulgação)

As unidades da rede e-Tec estão presentes em todo o Brasil, através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Outras instituições públicas estaduais e escolas do sistema S (Senai e Senac) também contribuem com a oferta de cursos profissionalizantes à distância.

Vários cursos são realizados através da rede e-Tec. No entanto, antes de participar da qualificação, o candidato precisa verificar se o curso é autorizado pelo órgão competente e se consta Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Cursos oferecidos pela a rede e-Tec

Cursos de diferentes áreas são oferecidos através da rede e-Tec. (Foto:Divulgação)

A rede e-Tec de ensino técnico à distância é responsável por vários cursos em todo o Brasil, tais como: Contabilidade, Administração, Açúcar e Álcool, Secretariado, Informática para internet, Pesca, Aquicultura, Segurança do Trabalho, Guia de Turismo, Serviços Públicos, Lazer, Agente Comunitário de Saúde, Logística, Meio Ambiente, Eventos, Reabilitação de Dependentes Químicos, Biocombustíveis, Automação Industrial, Nutrição e Dietética, Manutenção e Suporte em informática, Cafeicultura, Hospedagem, Comércio, Gerência, Vigilância Sanitária, Agronegócio, Enfermagem, Eletrônica, Telecomunicações, entre muitos outros.

Para conhecer os cursos técnicos grátis à distância oferecidos em cada cidade, acesse o site e-Tec.

Veja também: E-tec Brasil 2012 cursos à distância gratuitos

Top