Cursos técnicos gratuitos em Pernambuco 2012: inscrições, vagas

Se inscrever em um curso técnico é uma boa forma de começar o ano com o pé direito, ainda mais se o curso em…

Por Élida Santos em 05/01/2012

O ensino médio será cursado no Sesi e o curso técnico será promovido no Senai (Foto: Divulgação)

Se inscrever em um curso técnico é uma boa forma de começar o ano com o pé direito, ainda mais se o curso em questão for gratuito. Para os moradores de Pernambuco o programa Ebep 2012 (Educação Básica e Educação Profissional) oferece a oportunidade de aprendizagem sem custo para as pessoas que participam do programa. As aulas serão ministradas em paralelo com o ensino médio.

As oportunidades de cursar uma área técnica são destinadas a pessoas de baixa renda, cuja situação será confirmada por meio de um atestado, onde a família se declara carente de recursos materiais. Esse documento deve ser entregue no ato da inscrição, que pode ser realizada até o dia 6 de janeiro (2012). Para mais informações sobre os a documentação exigida acesse o edital no endereço eletrônico do Sesi-PE.

Os interessados devem levar certificado de conclusão do 9° ano (Foto: Divulgação)

Para todo o Estado de Pernambuco as unidades do Sesi/Senai oferecem 400 vagas para o ano letivo de 2012. Só no município de Caruaru são ofertadas 80 vagas. Podem se inscrever nos cursos pessoas que possuam de 14 a 17 anos de idade completados até o dia 31 de dezembro de 2011. É necessário apresentar o documento de identificação com foto, além do atestado de conclusão do 9° ano do ensino fundamental.

Os matriculados passaram por um processo seletivo para selecionar as pessoas que ocuparão as vagas disponibilizadas. Essa avaliação acontecerá no dia 13 de janeiro, quando um questionário irá testar os conhecimentos em língua portuguesa e matemática dos inscritos. Os estudantes devem se candidatar apenas a um dos cursos oferecidos. Em caso de mais de uma inscrição será considerada a que foi realizada por último.

Os inscritos passarão por um processo seletivo no dia 13 de janeiro (Foto: Divulgação)

Todos os estudante que começam um curso técnico poderão ser encaminhados para vagas de emprego em empresas industriais como jovem aprendiz. O projeto também acompanha o estudante durante o ensino médio, que será promovido pelo Sesi. Já os cursos técnicos serão oferecidos no Senai. Para saber os local de inscrição mais próximo da sua residência, e os cursos que estão sendo oferecidos por unidades, acesse o site do Sesi-PE, que também informa a relação de documentos necessários para inscrição.

Top