Cursos Sequenciais a Distância

Os Cursos Sequenciais foram introduzidos no mercado para agilizar a formação do interessado, capacitando-o de forma mais rápida para o mercado de trabalho. Embora…

Por Redacao em 29/06/2011

Os Cursos Sequenciais foram introduzidos no mercado para agilizar a formação do interessado, capacitando-o de forma mais rápida para o mercado de trabalho. Embora estes não gerem títulos de graduação como um curso de bacharelado habitual, eles são reconhecidos pelo MEC e aceitos pelas empresas.

O Ministério da Educação prevê dois tipos de cursos sequenciais. Os cursos sequenciais de complementação de estudos podem ser abertos, por instituições com maior facilidade, pois não necessitam de autorização prévia do MEC, já os cursos sequenciais de formação específica, precisam.

Assim, se você concluiu o ensino médio e precisa de formação superior a curto prazo para ingressar no mercado de trabalho, a modalidade de curso sequencial mais indicada é a formação específica. Para quem já tem formação profissional, a complementação de estudos é a modalidade mais indicada.

Os cursos sequenciais duram dois anos em média, e por isso formam profissionais em áreas mais especificas, haja vista o curto prazo para o aprendizado que vai contra os conceitos genéricos do tema, ou seja, ao fazer um curso sequencial, espera-se um aprendizado mais direcionado e específico. Este é o motivo de encontrarmos cursos com títulos bem mais específicos e direcionados do que as graduações normais.

Dito isto, vale ressaltar que os Cursos de Bacharelados e Tecnológicos são considerados de Graduação enquanto os Cursos Seqüenciais se constituem, exclusivamente, como Cursos Superiores.

Existem cursos sequenciais de grande aceitação no mercado, como os que formam tecnólogos nas áreas de Engenharia, de Qualidade e de Computação e Gestores em diversas áreas empresariais, bem como atualmente estes estão sendo expandidos para as áreas de Comércio, Comunicação e Turismo.

Os cursos sequenciais também podem ser ministrados à distancia, estes se dão por uma modalidade de ensino e aprendizagem, em que o participante e o tutor estão separados espacial e temporalmente, neste caso, o participante determina seu próprio local e tempo de dedicação ao estudo, que não precisa ser necessariamente, o mesmo do tutor, permitindo-se uma independência e autonomia maior do que ocorre na modalidade de Educação Presencial.

Por fim, vale lembrar que após a conclusão do curso seqüencial de formação específica o aluno poderá participar do processo de seleção para pós-graduação lato sensu especificamente, porém deverá cumprir as exigências das instituições de ensino e do edital de seleção dos candidatos.

Em 2004 foram catalogados 215 cursos de ensino a distância reconhecidos pelo MEC, ministrados por 116 instituições espalhadas pelo país. Cada instituição tem sua metodologia e seu esquema de trabalho, por isso cabe à instituição fornecer informações sobre o funcionamento de seu cursos.

O Portal da Educação, possui em seu site, www.portaleducacao.com.br, uma área exclusivamente direcionada para os cursos seqüenciais à distancia. Neste, os cursos são separados por áreas de atuação. Com isso, fica muito fácil escolher o seu. Acesse o site, pois vale a pena conferir.

Fica a dica do fato de que quase todas as faculdades e instituições de ensino possuem cursos à distância disponíveis no mercado, com uma pesquisa rápida fica fácil encontrar um curso que lhe agrade. Por exemplo, podemos citar a FGV com cursos voltados à economia e administração (www.5.fgv.br), a Universidade Anhembi Morumbi com cursos na área de publicidade (www.portal.anhembi.br), a Universidade FUMEC com opções de cursos de enfermagem (www.fumec.br), a PUC com opções de cursos na área de administração (www.pucsp.br), a UNINOVE com cursos de marketing (www.uninove.br), entre outras.

Top