Cursos Relacionados à Área de Sustentabilidade

Com a sustentabilidade em alta, a procura por cursos na área está cada vez maior. Esse é um assunto que ainda vai dar muito…

Por Editorial MDT em 27/09/2011

Com a sustentabilidade em alta, a procura por cursos na área está cada vez maior. Esse é um assunto que ainda vai dar muito que falar e uma área que tem muito que trabalhar. A preservação do meio ambiente requer estudo, dedicação e amor na tarefa. Crescer em paz com o meio ambiente, sem destruir os recursos naturais, devolvendo tudo o que tirar e extrair, são exemplos de sustentabilidade. Você precisa se encontrar em algum curso, pois existem várias formas de trabalhar de uma forma sustentável. É possível ser um engenheiro ambiental (matemática pura) ou então um gestor ambiental (administração em foco). São inúmeras profissões que juntas formam uma equipe sustentável de peso.

 

Em um curso de sustentabilidade você pode aprender as mais diferentes matérias e conceitos, mas com certeza o foco será a preservação ambiental. Um dos principais cursos desse setor é o de Ecologia, disponível em várias universidades pelo país. Além da graduação, você ainda pode fazer um curso técnico ou tecnológico. A diferença é que o tecnológico é superior e outro é apenas o técnico. Na parte técnica, por exemplo, você encontra o curso de Gestão Ambiental. Em pouco tempo você fica preparado para entrar na área sustentável.

 

A graduação na área de sustentabilidade é o tipo de curso mais procurado. Eles estão espalhados por instituições por todo o país, sejam privadas ou públicas. Só no estado de São Paulo são dezenas oferecendo ótimos cursos na área. Um curso que está em ascensão é de biocombustíveis. O Brasil é o produtor do etanol, combustível derivado da cana de açúcar, mas ainda se tem muito o que pesquisar sobre o biocombustível. A busca por fontes renováveis de energia não param em todo o mundo.

 

Uma graduação básica também para quem quer trabalhar com meio ambiente é a Ciências Biológicas, curso encontrado facilmente na maioria das instituições de nível superior. É um curso base para sustentabilidade e demais áreas da biologia. Você pode se especializar em sustentabilidade depois, com cursos de pós-graduação.

 

A seguir você confere alguns dos principais cursos de sustentabilidade. Eles estão divididos Bacharelado e Tecnológico. Encontre o que mais se encaixa com o que você gosta, pesquise quais instituições oferecem o curso desejado e boa sorte!

 

Bacharelado:

 

Agronomia

 

Biocombustíveis

 

Biotecnologia

 

Ciências biológicas

 

Ciências dos alimentos

 

Ciências naturais

 

Ecologia

 

Engenharia agrícola

 

Engenharia ambiental e sanitária

 

Engenharia de energia

 

Engenharia de pesca e aquicultura

 

Engenharia florestal

 

Engenharia hídrica

 

Geofísica

 

Geologia

 

Gestão ambiental

 

Medicina veterinária

 

Meteorologia

 

Oceanografia

 

Produção sucroalcooleira

 

Tecnologia de laticínios

 

Zootecnia

 

Biossistemas

 

Ciências rurais

 

 

 

Tecnológicos:

 

Alimentos

 

Aquicultura

 

Biotecnologia

 

Gestão ambiental

 

Irrigação e drenagem

 

Saneamento ambiental

 

Silvicultura

 

Tecnologia da madeira

 

 

 

Top