Cursos rápidos de doutorado na Argentina

Investir na formação é fundamental para conquistar oportunidades no mercado de trabalho. Uma pós-graduação, por exemplo, tem um grande peso no currículo e pode…

Investir na formação é fundamental para conquistar oportunidades no mercado de trabalho. Uma pós-graduação, por exemplo, tem um grande peso no currículo e pode decidir o rumo do profissional.

Muitos brasileiros estão conquistando o título de doutor na Argentina. (Foto:Divulgação)

O título de doutor costuma ter reflexo no salário. De acordo com dados da empresa de recrutamento Dasein Executive Search, o valor da remuneração chega a aumentar em 40%.

Saiba mais: Curso de espanhol na Argentina

Saiba mais sobre o doutorado na Argentina

Muitos profissionais brasileiros, sobretudo advogados, estão resolvendo passar uma curta temporada na Argentina para fazer cursos rápidos de doutorado. Esta possibilidade de formação tem o preço mais em conta e também não compromete tanto o tempo do doutorando, que precisa trabalhar.

Segundo informações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), o número de brasileiros fazendo doutorado em direito na Argentina é três vezes maior do que no Brasil. Estes números, no entanto, geram polêmica e preocupação.

Os programas de doutorado em Direito na Argentina são oferecidos por grandes instituições, como é o caso da Universidad de Buenos Aires. O profissional se matricula por conta ou a empresa se encarrega de encaminhá-lo para uma pós-graduação através de convênio. Devido a grande procura por doutorado, já existem cursos exclusivos para brasileiros na Argentina.

A Universidade de Buenos Aires oferece o doutorado intensivo de Direito. (Foto:Divulgação)

O curso de doutorado argentino não tem uma carga horária tão puxada como o do Brasil. A formação intensiva é estruturada de forma que os brasileiros conseguem concluir o curso no período de férias. São oito horas de aulas por dia durante duas semanas.

O doutorado ‘express’ tem se transformado em uma moda entre os brasileiros. A formação normalmente acontece no mês de janeiro ou julho, tudo depende do programa da instituição de ensino.

A Universidade de Buenos Aires oferece cursos de doutorado na modalidade intensiva, ministrados nos meses de janeiro, abril, julho e setembro. As vagas para o programa são limitadas e abrangem três especialidades do Direito: Direito Civil, Direito Penal e Direito do Trabalho.

Validação do diploma

Ao voltar ao Brasil, é necessário se preocupar com a validação do diploma de doutorado. (Foto:Divulgação)

Quando um profissional obtém o título de mestre ou doutor no exterior, ele precisa tomar as devidas providências para a validação do diploma. Por isso, antes de fazer uma viagem para a Argentina com o objetivo de uma pós-graduação, é importante estar consciente das normas.

Para reconhecer o diploma internacional, é necessário recorrer a uma instituição brasileira com programa de estudo semelhante.

Veja também: Pacote de viagens Argentina CVC 2012-2013

Top