Cursos que vão participar do Enade 2012

PUBLICIDADE
A avaliação acontecerá em novembro de 2012 (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira, 15 de março, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a portaria que regulamenta a edição  desse ano do Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes (Enade). Em 2012, a avaliação será obrigatória para universitários de bacharelado em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Design, Comunicação Social, Direito, Relações Internacionais, Psicologia, Turismo e Secretário Executivo, além dos alunos de cursos de tecnólogo das áreas de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística e Processos Gerenciais.

Com relação aos anos anteriores, o número de estudantes que farão a prova irá aumentar. Além dos universitários com formação prevista até o fim de 2012, terão de participar da avaliação alunos que só vão concluir a graduação em 2013.

Os estudantes com formação prevista para 2012 e 2013 participarão (Foto: Divulgação)

Segundo a portaria, estão convocados para o teste “aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições“.

PUBLICIDADE
Os universitários terão que preencher um formulário online (Foto: Divulgação)

Até o dia 1º de junho, o MEC  divulgará o manual do Enade 2012, com as normativas e procedimentos a serem seguidos pelas instituições para inscreverem os estudantes habilitados a fazer a prova. A inscrição será realizada por meio da internet entre 16 de julho e 17 de agosto. A listagem com o nome dos alunos inscritos será divulgada entre 21 e 31 de agosto. O questionário obrigatório deve ser preenchido pelos estudantes entre os dias 15 de outubro e 18 de novembro (em horário anterior a avaliação). O exame será aplicado no dia 18 de novembro, às 13h.

A inclusão de mais alunos, além dos que vão se formar no ano em que o Enade será realizado é uma mudança que pretende diminuir a incidência de fraudes. De acordo com o MEC, existem denúncias de que algumas instituições de Ensino Superior selecionem somente os melhores estudantes para a realização da avaliação. A Universidade Paulista (Unip), por exemplo, está sob investigação. A Unip nega as acusações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.