Cursos Pronatec Brasil Maior

No último dia 20 de setembro, o governo federal, lançou uma nova modalidade do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o…

No último dia 20 de setembro, o governo federal, lançou uma nova modalidade do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Pronatec Brasil Maior. O objetivo é  qualificar mão de obra para setores que ainda precisam de pessoas para ocupação de cargos de vários tipo e níveis.

O Pronatec está oferecendo cursos gratuitos (Foto: Divulgação)

Inscrições nos cursos do Pronatec podem ser realizadas pelo site do programa

Por meio dessa iniciativa, serão oferecidos cursos técnicos gratuitos direcionados especificamente às áreas definidas pelos setores industriais como mais carentes de trabalhadores qualificados. Até o ano que vem, estarão disponíveis 118 mil oportunidades em qualificação em várias áreas, que podem ser acessadas por meio do site do Pronatec (http://pronatec.mec.gov.br/index.php).

Empresas ajudaram a definir setores que Pronatec oferecerá cursos gratuitos

Com a ajuda de empresas de vários setores, um mapa foi elaborado e está sendo utilizado para definir que modalidades de cursos gratuitos o Pronatec deve ofertar em determinadas cidades do Brasil.

O programa de cursos gratuitos vai permitir que pessoas sem qualificação alguma consiga ter uma profissão, mas também ajudará quem está atuando em uma determinada área e precisa de uma reciclagem e atualização.

De acordo com o levantamento feito junto as empresas o setor têxtil terá a maior oferta de vagas em cursos do Pronatec (47.337), seguido da construção civil (29.615), de energias renováveis (18.583), do complexo eletrônico (13.273), de calçados (3.788) e de celulose e papel (3.563). A intenção é suprir a demanda do mercado por profissionais em pouco tempo.

 

Acesse o site do Pronatec para mais informações (Foto: Divulgação)

Os estados com mais quantidade de oportunidades disponibilizadas pelo Pronatec Brasil Maior são: São Paulo (38.025), Santa Catarina (12.286), Minas Gerais (10.952) e Rio de Janeiro (10.566). Os que com menor oferta são Alagoas (58), Rio Grande do Norte (40) e Maranhão (20).

Leia Também:  Cursos técnicos Ifac 2012 - processo seletivo 2° semestre 2012

“O objetivo é ampliar cada vez mais a oferta de educação profissional. O Brasil conseguiu avançar muito na educação superior e precisamos fazer o mesmo com a educação profissional”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, no lançamento do programa.

Top