Cursos profissionalizantes na área de turismo Via Rápida

O Programa Via Rápida Emprego, do Governo de São Paulo, abriu inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos. São ao todo 5 mil vagas, que estão…

Por Isabella Moretti em 10/09/2013

O Programa Via Rápida Emprego, do Governo de São Paulo, abriu inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos. São ao todo 5 mil vagas, que estão distribuídas nas áreas de turismo, indústria e comércio. O principal objetivo das oportunidades de capacitação profissional é formar mão-de-obra para o período de Natal e Ano Novo.

O Via Rápida Emprego quer capacitar a mão-de-obra para o final do ano. (Foto:Divulgação)

Das vagas oferecidas, 1.320 estão disponíveis na capital paulista, 1.058 na região metropolitana e outras 2.622 no interior e litoral de São Paulo.

A ideia do Via Rápida Emprego consiste em fornecer uma formação intensiva, com apenas um mês de duração cada curso profissionalizante. Os conhecimentos da capacitação farão com que o aluno ingresse mais rapidamente no mercado de trabalho e aumente suas chances de ser efetivado pela empresa.

As aulas do Via Rápida Emprego serão realizadas nas unidades da ETEC, FATEC, SENAC, SENAI e SENAT. Durante a capacitação, cada candidato selecionado receberá o material didático gratuitamente e uma bolsa auxílio no valor de 100 reais para alimentação e 150 reais para transporte. Os desempregados sem benefícios trabalhistas receberão uma ajuda de custo de 210 reais.

A seleção dos alunos do programa Via Rápida será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), levando em consideração escolaridade, idade e renda familiar.

Cursos gratuitos de turismo Via Rápida

Os cursos gratuitos da área de turismo com inscrições abertas são:

Bartender é uma das opções de cursos profissionalizantes. (Foto:Divulgação)

Bartender: os alunos aprendem as técnicas básicas de coquetelaria, ou seja, adquirem conhecimentos para preparar e servir drinques com mais habilidade e estilo. O pré-requisito para participar do curso é Ensino Fundamental Completo.

Camareira: o curso prepara profissionais para atuar em hotéis e pousadas. Os alunos aprendem como cuidar e organizar as acomodações dos hóspedes. A escolaridade mínima é 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental.

Cozinheiro Geral: o curso ensina sobre as principais técnicas de cozinha, visando o preparo, a higiene e conservação dos alimentos. A escolaridade mínima é Ensino Fundamental incompleto.

Garçom: os alunos aprendem como atender, recepcionar e servir os clientes de um restaurante, bar, cantina ou outro estabelecimento. O curso exige Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos.

Há vagas disponíveis para o curso de garçom. (Foto:Divulgação)

Inscrições Via Rápida Emprego

Para se inscrever em um curso profissionalizante de turismo é muito simples, basta acessar o site Via Rápida SP. Os documentos necessários são RG e CPF. Quem não tem acesso à internet pode procurar um posto do Acessa São Paulo para realizar a inscrição.

Top