Cursos Profissionalizantes Gratuitos Para Jovens

Os cursos profissionalizantes gratuitos para jovens prometem ser de grande ajuda para quem está em busca do primeiro emprego. As oportunidades são oferecidas em todo o país, através de iniciativas municipais, estaduais e federais. Leia a matéria e saiba um pouco mais sobre as possibilidades de qualificação.

Cursos Profissionalizantes Gratuitos Para Jovens . (Foto Ilustrativa)

A educação profissional se destaca como o caminho certo para quem está em busca de uma formação rápida e condizente com as necessidades do mercado de trabalho. Os jovens que optam por essa modalidade conseguem, de fato, aprender uma profissão e assim se posicionam no mercado de trabalho.

Quem aposta no ensino profissionalizante consegue se especializar melhor em um determinado setor. Em alguns casos, por exemplo, um curso técnico garante melhores salários do que uma faculdade convencional. Portanto, quem tem pressa e vontade de trabalhar deve recorrer a um curso de educação profissional.

Saiba mais: Cursos técnicos gratuitos SENAI SP 2015

CONTEÚDO

Cursos Profissionalizantes Gratuitos Para Jovens

Os cursos profissionalizantes gratuitos para jovens não substituem o ensino fundamental e o ensino médio. Na verdade, eles oferecem uma complementação, pois treinam os estudantes para ingressar nas funções mais demandadas do mercado de trabalho. E, quando falamos de educação profissional para jovens, estamos lidando com diferentes modalidades. São elas:

Ensino técnico

Os cursos técnicos preparam para o setor produtivo. (Foto Ilustrativa)

O curso técnico é uma excelente opção para o jovem que deseja se especializar em um determinado setor. As aulas podem acontecer integradas ao ensino médio, de forma concomitante ou subsequente. A formação tem uma carga horária que varia de 800 a 1200 horas.

Todos os conhecimentos apresentados em um curso técnico contemplam o acesso imediato ao mercado de trabalho. Ou seja, o jovem desenvolve técnicas e habilidades práticas de uma determinada área para que assim consiga ter um bom desempenho no setor produtivo.

Veja também: Pronatec 2015 Cursos e vagas

Aprendizagem

Jovens com até 24 anos podem participar de programas de aprendizagem. (Foto Ilustrativa)

Existe uma lei federal que obriga todas as empresas de médio e grande porte a contratar jovens aprendizes, ou seja, pessoas com idade entre 14 e 24 anos. Além de ocupar uma vaga de emprego, cada aprendiz também é matriculado em um curso profissionalizante para desenvolver as habilidades. O SENAI e SENAC trabalham com essa modalidade.

Formação Inicial e Continuada

Essa modalidade garante uma formação rápida. (Foto Ilustrativa)

Caso o jovem tenha a intenção de ingressar o mais rápido possível no mercado de trabalho, então ele deve optar pelos cursos de formação inicial e continuada (FIC), que duram em média 180 horas. Em apenas alguns meses é possível aprender uma profissão.

Leia mais: Inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2015

Onde encontrar cursos grátis para jovens?

Os cursos profissionalizantes gratuitos para jovens são oferecidos gratuitamente por diversas instituições de ensino, que são parceiras e executoras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). As escolas técnicas estaduais, os institutos federais, o SENAI e o SENAC apoiam a iniciativa. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras dicas para se qualificar para o mercado.

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0