Cursos profissionais para trabalhar com energia eólica

Confira cursos profissionais para trabalhar com energia eólica. A geração de eletricidade através dos ventos está em ritmo de expansão no Brasil. Por conta…

Por Isabella Moretti em 05/04/2016

Confira cursos profissionais para trabalhar com energia eólica. A geração de eletricidade através dos ventos está em ritmo de expansão no Brasil. Por conta disso, já é possível encontrar em vários estados cursos de capacitação profissional e de especialização na área de energia eólica.

Cursos profissionais para trabalhar com energia eólica. (Foto Ilustrativa)

Cursos profissionais para trabalhar com energia eólica. (Foto Ilustrativa)

O Brasil se destaca como o 10º maior produtor mundial de energia eólica do mundo. Desde 2006, a geração de eletricidade com vento tem recebido incentivos do Governo Federal, afinal, trata-se de uma fonte renovável de energia. As usinas especializadas em sistemas eólicos estão instaladas principalmente no Nordeste brasileiro.

Leia mais: Energia eólica – Energia do vento

O segmento de energias renováveis no Brasil não para de ganhar força. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Eólica, há 322 usinas de energia eólica instaladas no país, que abastecem mais de 6 milhões de casas. Entre os estados que mais produzem eletricidade através dos ventos, vale destacar: Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Sul.

Cursos profissionais para trabalhar com energia eólica

O setor de energia eólica está em crescimento no Brasil. (Foto Ilustrativa)

O setor de energia eólica está em crescimento no Brasil. (Foto Ilustrativa)

A energia eólica é uma atividade que está progredindo no Brasil, mas que requer mão-de-obra qualificada. Considerando esse cenário, algumas instituições de ensino estão apostando em cursos profissionalizantes que contemplam esse segmento.

Selecionamos algumas opções de cursos profissionais para trabalhar com energia eólica. Confira:

Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul

O segmento de energia eólica é um dos mais prósperos do Brasil e tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos. Pensando nisso, o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul resolveu lançar cursos que abrangem o setor eólico e oferecem ferramentas para participar de grandes projetos. As aulas serão realizadas entre 11 a 15 de abril e 16 a 20 de maio, das 18h30 às 22h30. O endereço é Av. Erico Verissimo 960, Porto Alegre.

Saiba mais: Fontes alternativas de energia elétrica: quais são

Instituto de Energia Renovável

O Instituto de Energia Renovável fica no Rio Grande do Norte e se encarrega de habilitar profissionais para o setor eólico. O curso proporciona conhecimentos sobre o funcionamento dos parques eólicos, aspectos técnicos da energia eólica, sistemas de automação, entre outros temas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (84) 4141.5020.

Senai Rio Grande do Norte

O Senai-RN tem um curso de especialização em energia eólica. (Foto Ilustrativa)

O Senai-RN tem um curso de especialização em energia eólica. (Foto Ilustrativa)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial também se preocupa com a formação de trabalhadores para atuar nos parques eólicos. O Senai-RN tem um curso de especialização em energia eólica, com carga-horária de 380 horas e conteúdo programático bem completo. Entre os temas abordados, vale destacar: fundamentos da geração eólica, circuitos elétricos, sistemas de automação, tecnologias em aerogeradores, segurança do trabalho, layout de parques eólicos, manutenção de turbinas, entre outros.

Veja também: Curso de técnico em Energia Senai

E aí? Gostou da seleção de cursos profissionais para trabalhar com energia eólica? Escolha uma capacitação e matricule-se na próxima turma. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias interessantes sobre educação.

 

Top