Cursos para roteiristas de TV do Ministério da Cultura 2013

PUBLICIDADE

O mercado de audiovisual está crescendo no Brasil, principalmente depois que a transmissão de conteúdo nacional nos canais pagos se tornou uma obrigatoriedade. Estima-se que, só no estado do Rio de Janeiro, serão abertas 43 mil novas vagas de emprego no setor até 2016. Os interessados em uma capacitação na área podem contar com os cursos gratuitos de audiovisual Senai Rio.

O crescimento do mercado de audiovisual aumentou a demanda por roteiristas. (Foto:Divulgação)

A partir do mês de setembro de 2013, cada canal por assinatura deve cumprir a cota semanal de 3h30 de programação brasileira no horário nobre. A nova cota será estipulada pela Lei da TV Paga.

A expansão do setor de audiovisual também tem a necessidade de mão-de-obra especializada. Pensando nisso, algumas entidades estão investindo em cursos específicos, como a formação do roteirista.

PUBLICIDADE

Curso de roteirista de TV do MinC

Leopoldo Nunes, secretário de audiovisual do Ministério da Cultura, anunciou que em breve será lançado um curso de roteirista, com modelo presencial e à distância. Nunes afirmou que primeiramente a formação terá foco nas séries para TV por causa da demanda urgente pelo formato seriado.

O curso de roteiristas do Ministério da Cultura está sendo preparado em parceria com universidades e profissionais independentes. O projeto do curso prevê que os arquivos serão registrados no sistema de comunicação do MinC.

Leopoldo Nunes, secretário de audiovisual do Ministério da Cultura. (Foto:Divulgação)

O Ministério da Cultura também tem planos de lançar um curso de preservação de filmes.

Enquanto o MinC não lança oficialmente o curso de roteiristas, vale a pena conferir as dicas de roteiro de cinema.

A profissão de roteirista

O trabalho do roteirista consiste em escrever um roteiro para cinema, TV ou teatro, com base numa história original ou adaptação. Além de elaborar o texto das falas e narrações, o profissional também precisa pensar na forma de encenação e filmagem.

Algumas características ajudam na formação do roteirista, como criatividade, boa escrita, comprometimento, grande conhecimento literário, sensibilidade artística, senso estético, senso crítico e ousadia.

PUBLICIDADE
O roteirista precisa conhecer sobre filmagem. (Foto:Divulgação)

Os grandes roteiristas brasileiros normalmente são formados em Cinema, Jornalismo, Rádio e TV ou Letras. No entanto, já é possível encontrar no mercado alguns cursos exclusivos para a elaboração de roteiros, como o oferecido pelo Senac São Paulo.

O Senac São Paulo mantém um curso de Oficina de Roteiro, na modalidade de cursos livres. Ao longo das aulas, os alunos aprendem como criar roteiros para curta metragem e adaptações de contos para a TV. Noções de estilos, planos, movimentos de câmera e enquadramento também são temas abordados.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.