Cursos para crianças - sugestões

Cursos para crianças – sugestões

Na matéria “Cursos para crianças – sugestões” você conhecerá algumas ideias para ocupar o tempo dos pequenos quando eles não estão na escola. O…

Por Élida Santos em 13/10/2014

Na matéria “Cursos para crianças – sugestões” você conhecerá algumas ideias para ocupar o tempo dos pequenos quando eles não estão na escola. O objetivo é apresentar atividades educativas e de lazer, que tiram proveito da melhor fase da vida para adquirir novas habilidades.

Cursos para crianças - sugestões. (Foto: Divulgação)

Em época de férias, em que as crianças ficam em casa o dia todo, impacientes e entediadas, a melhor maneira de entretê-las é com cursos interessantes, que tragam algum conhecimento ou habilidade. As atividades proporcionam novos conhecimentos e descobertas, além do que oferecem a oportunidade de fazer novas amizades e trabalhar em grupo. Algumas atividades além de ensinar, ainda ajudam no desenvolvimento motor e até mesmo na autoconfiança dos pequenos.

Veja também: Oficinas de culinária para crianças pelo Brasil

Cursos para crianças – sugestões

Existem muitas sugestões de cursos para as crianças, que oferecem entretenimento e conhecimento. Se os pais estão pensando no futuro dos seus filhos, então devem matriculá-los em cursos de idiomas, informática ou mesmo reforço escolar. Se o objetivo é o desenvolvimento físico, então estimular a prática esportiva é a melhor opção.

As crianças podem aprender uma modalidade esportiva. (Foto: Divulgação)

Há ainda uma categoria de cursos com foco na cultura, ou seja, as crianças são estimuladas a participar de peças teatrais, pintar, cantar ou tocar algum instrumento musical. Essas atividades são ótimas para estimular a imaginação.

O SESC oferece uma programação bem variada de cursos gratuitos para as crianças, que promovem aulas de circo, artes visuais, música, dança e esporte. Para ficar por dentro das novidades, acesse www.sescsp.org.br.

Como escolher cursos para as crianças?

A dança é outra atividade interessante para as crianças. (Foto: Divulgação)

Na hora de escolher o curso certo para a criança é necessário avaliar o perfil do pequeno e levar em conta se ele gostará daquele curso, além de ficar muito atento a indicação de faixa etária e benefícios trazidos para ele.

Na infância, cada faixa etária combina com um tipo de curso. Confira os cursos para crianças – sugestões:

Cursos para crianças de 3 a 4 anos

O mais indicado para crianças de 3 a 4 anos são os cursos/ brincadeiras de roda, aulas de culinária divertidas, artesanato, horta e pintura. Todas essas atividades são indicadas para essa faixa etária, pois colaboram com o desenvolvimento motor da criança e estimulam a interação com outras crianças, algo que é extremamente importante para o desenvolvimento dos pequenos.

Cursos para crianças de 5 a 9 anos

As crianças de 5 a 9 anos preferem atividades relacionadas aos jogos, principalmente em equipe. A prática de esportes coletivos, como futebol, basquete e vôlei, é ótima para desenvolver o corpo e ensinar a trabalhar em grupo.

As crianças podem aprender um instrumento musical. (Foto: Divulgação)

Crianças de 10 a 12 anos

Crianças a partir de 10 anos devem ser encaminhadas para cursos como circo, teatro, pintura, expressão corporal, aulas com instrumentos musicais como violão, bateria, guitarra entre outros. Os cursos melhoram a concentração, além do que estimulam a comunicação e a criatividade.

O curso de inglês para crianças ou de outro idioma também é muito importante, pois permite conhecer uma nova cultura. A formação idiomática voltada para o público infantil tem uma grande curricular mais leve, ou seja, as crianças aprendem uma língua estrangeira de forma lúdica e divertida.

Aproveite as dicas da matéria “Cursos para crianças – sugestões” e escolha o melhor tipo de atividade para estimular o desenvolvimento do seu filho. 

Top