Cursos para camareiras – onde fazer

O setor hoteleiro está em plena expansão e a tendência é que o setor registre aumento da oferta de trabalho devido a Copa do…

Por Élida Santos em 24/11/2011


O setor hoteleiro está em plena expansão e a tendência é que o setor registre aumento da oferta de trabalho devido a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Uma das profissões desse setor que promete trazer rentabilidade para muitas pessoas é a de camareira. Contudo, para exercer esse trabalho é necessário se qualificar.

Uma das alternativas de cursos que fornecem informações sobre a profissão de camareira é oferecida por meio de aulas que são assistidas por meio de um DVD. O site http://www.cpt.com.br/   oferece um amplo material nessa área de atuação. A vídeo-aula tem o custo de R4 1980,00; que pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito. O kit é encaminhado pelos correios e é composto por um livro e um DVD com ensinamentos referente a área.

Mas, se você preferir um curso presencial, o Senac de São Paulo oferece aulas de camareiro (a), em que os alunos possuem formação técnica para atuar na área. O curso do Senac oferece aulas com situações práticas da profissão.

As aulas promovem experiências de aprendizagem de técnicas de limpeza e higienização do apartamento hoteleiro, além de aprender macetes e técnicas eficazes de limpeza e arrumação. Para maximizar a aprendizagem, são usadas atividades práticas em laboratório; estudos de situações que o profissional irá vivenciar diariamente; discussões em grupo; jogos e vivências; plenárias; recursos didáticos digitais, entre outros.

As aulas possuem carga horária total de 40h, e formarão o profissional para atuar em diversos tipos de hotéis, pousadas e outras empresas que necessitem de mão de obra qualificada. O valor do curso varia de acordo com o local que o promove, mas é possível encontrar cursos a partir de R$ 250,00.

No caso das unidades do Senac, é possível participar do processo seletivo que distribui bolsas de estudo para os alunos carentes. Cada curso técnico pode ter ao menos um aluno com bolsa de estudo, que pode ser concedida no valor integral ou parcial, de acordo com a condição socioeconômica do estudante e da sua família.

Para participar da seleção de bolsas de estudo é necessário que a família do candidato possua renda per capta de no máximo um salário mínimo e meio. Para mais informações sobre o curso de camareira e as oportunidades de bolsas de estudo acesse o site do Senac-SP.

Top