Andre 28/08/2013 Vestibulares

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma das maiores e mais importantes instituições de ensino superior do Brasil, possuindo também reconhecimento internacional, devido principalmente à excelência na produtividade científica.

A unidade, inaugurada em 2005, fica na zona oeste da capital paulista (Foto: Divulgação)

Para atender aos mais de 57.000 alunos, matriculados em 240 cursos superiores, distribuídos por todas as áreas do conhecimento, a USP conta com vários campi, espalhados pelas cidades de São Paulo, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru, Pirassununga, São Carlos e Lorena.

No caso da capital paulista, uma das unidades da instituição é o Campus Leste da USP, localizado na zona leste da cidade, campi também conhecido como USP Leste, onde funciona a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Cursos de graduação na USP Leste

No campus Leste funciona a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Foto: Divulgação)

São 10 os cursos oferecidos pela USP Leste, abrangendo um total de 1.020 vagas disponibilizadas a cada ano, preenchidas por meio do vestibular Fuvest. No local, há uma completa estrutura de laboratórios, biblioteca, equipamentos e instalações sofisticadas.

As opções de cursos de graduação na USP Leste são:

– Educação Física e Saúde

– Licenciatura em Ciências da Natureza

– Gerontologia

– Gestão Ambiental

– Gestão de Políticas Públicas

– Lazer e Turismo

– Marketing

– Obstetrícia

– Sistemas de Informação

– Têxtil e Moda

Os interessados em disputar as vagas oferecidas nesses cursos devem se inscrever para o Vestibular Fuvest 2014 até o dia 10 de setembro, por meio do site www.fuvest.br. As inscrições custam R$ 130,00.

As provas da primeira etapa estão programadas para o dia 24 de novembro e os classificados nessa fase participarão dos testes da segunda etapa entre os dias 5 e 7 de janeiro de 2014.

Programas de pós-graduação na USP Leste

A unidade Leste da USP conta também com sete programas de pós-graduação em funcionamento, com o objetivo de fomentar a produção científica e a inovação social e tecnológica, oferecendo aos alunos uma moderna infraestrutura e excelente corpo docente.

As opções são:

– Estudos Culturais

– Gestão de Políticas Públicas

– Modelagem de Sistemas Complexos

– Mudança Social e Participação Política

– Sistemas de Informação

– Sustentabilidade

– Têxtil e Moda

Além desses, há vários outros programas de pós-graduação na USP Leste à espera da aprovação final da CAPES.

A unidade possui uma grande infraestrutura, com destaque para a biblioteca e os laboratórios (Foto: Divulgação)

Cursos de extensão na USP Leste

Outra modalidade de cursos no Campus Leste da USP é a de extensão, que abrange diversos tipos de cursos abertos à comunidade, oferecidos ao longo do ano, como o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que conta com atividades gratuitas destinadas às pessoas maiores de 60 anos.

Por meio do projeto, são oferecidas aulas de inglês e informática, oficinas de teatro, dança, coral e vôlei e palestras sobre cuidados com a saúde, medicamentos e direitos dos idosos, entre outros temas. Basta ficar atento ao calendário divulgado no site da EACH-USP e não perder o período de inscrições, geralmente aberto no início de cada semestre.

Onde fica a USP Leste

A USP Leste fica bem próxima à estação do metrô (Foto: Divulgação)

O Campus Leste da USP está localizado na Avenida Arlindo Béttio, 1.000 – Ermelindo Matarazzo, em São Paulo. O telefone geral da unidade é o (11) 3091-1024 e o e-mail é [email protected].

Maiores detalhes a respeito do campus e outras informações sobre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP também podem ser obtidas através do site www.uspleste.usp.br.

Outros artigos

Linha de canetas para nail art Risqué

22/10/2012

Linha de canetas para nail art Risqué

Novidades em esmaltes aparecem todos os dias, especialmente agora, quando se esperam as coleções de verão 2013. Sempre que novas linhas aparecem, aumenta o tamanho d...