Cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2016

Os cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2016 são oferecidos com o propósito de ampliar a o acesso à educação profissional e tecnológica no estado de Minas Gerais. Após a formação profissionalizante, os alunos ampliam as chances no mercado de trabalho e conseguem emprego nas indústrias mineiras. O Senai tem desempenhado papel importante na formação da mão de obra para a indústria. A instituição realiza o treinamento dos trabalhadores e também amplia a empregabilidade nas empresas industriais. A instituição sempre ofereceu cursos gratuitos, porém a oferta foi ampliada graças ao Pronatec.

Cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2016 (Foto: Exame/Abril)
Cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2016 (Foto: Exame/Abril)

CONTEÚDO

Cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2016

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que permite o estudante fazer um dos cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2016, foi criado em 2011, pelo governo federal. Desde o início, a iniciativa se comprometeu em ampliar a ofertas de cursos gratuitos e adotou o Senai como o seu principal executor.

Desde 2012, o Senai foi responsável por capacitar 80 mil jovens e adultos em diferentes modalidades. Através do Pronatec, a instituição reserva vagas para cursos técnicos subsequentes, cursos técnicos integrados ao médio e formação inicial e continuada.

Leia mais informações sobre: Pronatec MG: Cursos gratuitos em Governador Valadares

Objetivo dos cursos gratuitos

Os cursos gratuitos Senai Pronatec procuram valorizar as necessidades das principais áreas industriais, como alimentos e bebidas, automotiva, automação, construção civil, gemologia, gestão, refrigeração e climatização, transportes, petróleo e gás, tecnologia da informação, segurança e trabalho, mineração, logística, meio ambiente, metal mecânica, entre outros.

Pronatec promove educação e resulta em emprego e renda (Foto: Exame/Abril)
Pronatec promove educação e resulta em emprego e renda (Foto: Exame/Abril)

No momento, o Senai Minas Gerais está com inscrições abertas para alguns cursos de qualificação profissional. São eles: alimentador de linha de produção, forneiro fundidor de metais, cabista de sistemas de telecomunicações, modelista e pedreiro de alvenaria.

Formação inicial – cursos

Os cursos de formação inicial do Senai Pronatec são vantajosos porque possuem curta duração e não são tão rigorosos quanto aos pré-requisitos de escolaridade. A instituição também costuma abrir vagas para cursos técnicos gratuitos em Minas Gerais, cujas oportunidades são distribuídas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Centenas de pessoas se formam por ano neste tipo de curso (Foto: Exame/Abril)
Centenas de pessoas se formam por ano neste tipo de curso (Foto: Exame/Abril)

Leia mais informações sobre: SENAI Uberaba Cursos Gratuitos MG

Confira se há vagas

O Senai Minas Gerais lança vagas gratuitas através do Pronatec em diferentes ocasiões do ano. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do programa e fazer uma busca pelos cursos ofertados. Você deve informar o estado, a cidade, a escolaridade e a instituição do seu interesse. Se houver vagas em aberto, basta clicar no link “Inscreva-se” e preencher o formulário online.

Cursos variam de acordo com estado e instituição (Foto: Exame/Abril)
Cursos variam de acordo com estado e instituição (Foto: Exame/Abril)

Se não houver um curso do Senai Pronatec MG com inscrições abertas, você pode manifestar interesse e escolher receber notificação por email, assim que novas vagas forem anunciadas. Em casos de dúvidas sobre os cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2016, basta procurar a escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial mais próxima.

E não se esqueça que qualquer novidade nós também postaremos aqui os detalhes para você garantir sua vaga no Pronatec e começar a estudar logo. Aliás, não deixe de conferir nossos outros artigos sobre Cursos Gratuitos do Senai este e vários temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0