Cursos gratuitos Senai Pronatec, Itabira 2012

PUBLICIDADE
O Pronatec, em parceria com o Senai e as Prefeituras está oferecendo cursos gratuitos (Foto: Divulgação)

Até o dia 15 de junho é possível se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura da Itabira (Minas Gerais). As seis qualificações profissionais fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que é uma parceria entre o município e o Governo Federal. No total, estão disponíveis 440 vagas. Os interessados podem realizar inscrições, gratuitamente, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santa Ruth, Jardim das Oliveiras e Pedreira.

Os candidatos podem escolher entre as seguintes capacitações: aplicador de revestimento cerâmico, pedreiro de alvenaria, operador de máquinas de usinagem com comando numérico computadorizado (CNC), mecânico de manutenção de máquinas industriais, eletricista industrial e soldado. Os cursos serão ministrados na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da cidade. A duração das qualificações varia entre dois anos e cinco meses, de acordo com a modalidade escolhida.

Leia também: Curso de inglês gratuito CIEE 2012

PUBLICIDADE
O curso de revestimento em paredes será um dos oferecidos pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

As oportunidades de aulas gratuitas são destinadas, preferencialmente, para pessoas que participam de algum projeto social do Governo, como por exemplo, Bolsa Família. Porém, qualquer cidadão que se enquadra nas regras dos cursos podem se candidatar as oportunidades. Somente para a capacitação na área de soldador o interessado precisa ter 18 anos completos. Nos demais, a exigência é de que o estudante seja maior de 16 anos. Com relação ao grau de escolaridade, para as especializações de operador de máquinas de usinagem, mecânico de manutenção de máquinas industriais e eletricista industrial é exigido que o candidato tenha concluído o Ensino Fundamental, nos demais, o interessado pode ter o Ensino Fundamental incompleto.

A qualificação de eletrecista industrial está entre as oferecidas gratuitamente pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

O Pronatec tem como objetivo proporcionar oportunidades de qualificação profissional para pessoas carentes, que não teriam como arcar com os custos de um curso técnico. Além disso, esse projeto atende a demanda do mercado de trabalho de cada região, oferecendo cursos de capacitação de acordo com as vagas abertas pelas empresas locais. Para mais informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego acesse www.pronatec.mec.gov.br.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.