Cursos Gratuitos Senac PSG

  Os cursos gratuitos Senac PSG são ideais para as pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades da instituição. Eles…

Por Redacao em 18/11/2014

 

Os cursos gratuitos Senac PSG são ideais para as pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades da instituição. Eles são ofertados em todo o país através de um programa de bolsas de estudo.

Cursos Gratuitos Senac PSG. (Foto: Divulgação)

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é responsável por preparar os brasileiros para o mercado de trabalho. A rede oferece cursos de educação profissional, com o propósito de preparar os seus alunos para o comércio de bens, serviços e turismo.

Leia mais: Programa Senac de Gratuidade RJ 2014

Cursos Gratuitos Senac PSG

O Programa Senac de Gratuidade promove os cursos gratuitos Senac PSG. A iniciativa, que foi criada em 2009, tem o objetivo de promover a inclusão social, ajudando todos os estudantes que não podem pagar para se profissionalizar.

Para garantir uma das bolsas de estudo Senac PSG, é necessário se enquadrar nos pré-requisitos do programa. O candidato deve ter renda per capita familiar igual ou inferior a dois salários mínimos federais. Ele também deve estar matriculado na educação básica ou já ter concluído o Ensino Médio. No processo seletivo realizado pelo PSG, os candidatos que atendem as condições de estudante e trabalhador ao mesmo tempo possuem prioridade na distribuição de vagas.

As bolsas são destinadas aos alunos com renda per capita de até dois salários mínimos. (Foto: Divulgação)

A oferta de vagas para cursos grátis Senac PSG depende de cada unidade. Normalmente as inscrições se iniciam dois meses antes do começo das aulas. As oportunidades são preenchidas conforme a ordem de inscrição e o índice PSG.

O índice PSG é responsável pela seleção dos bolsistas. Ele é estabelecido a partir de uma fórmula matemática, que considera renda familiar bruta, número de membros da família, deficiência física, condição de trabalho, entre outros fatores.

Outros mecanismos de seleção também costumam ser adotados pelo Programa Senac de Gratuidade, como é o caso da análise do histórico escolar e da convocação para fazer uma prova seletiva.

Como participar do PSG?

Para disputar uma bolsa, é preciso preencher a ficha de inscrição. (Foto: Divulgação)

Para participar do Programa Senac de Gratuidade é muito simples, basta preencher uma ficha de inscrição com os dados pessoais. Esse documento está disponível nas unidades do Senac e nos sites específicos de cada estado. A distribuição das bolsas de estudo também requer a assinatura de uma autodeclaração de renda.

Caso o seu perfil seja aprovado no programa de bolsas, você será convocado para a matrícula. Na hora de se matricular no curso, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, histórico escolar e título de eleitor. Se o candidato não apresentar toda a documentação exigida, a sua inscrição é cancelada.

As bolsas contemplam cursos técnicos e de qualificação. (Foto: Divulgação)

Você ainda tem dúvidas sobre os cursos gratuitos Senac PSG? Então acesse o site oficial do programa e consulte o número de telefone de cada departamento estadual.

Top