Cursos Gratuitos para Idosos

Com o aumento da expectativa de vida, o número de idosos tem aumentado e o assunto “terceira idade” está sempre na pauta das discussões…

Por Redacao em 04/07/2011

Com o aumento da expectativa de vida, o número de idosos tem aumentado e o assunto “terceira idade” está sempre na pauta das discussões sobre saúde, cidadania e sociedade. Apesar de haver controvérsias, já que costuma-se dizer que, em países em desenvolvimento a terceira idade começa aos 60 e médicos geriatras consideram que pessoas após os 75 anos alcançaram a última etapa da vida, o assunto merece destaque.

De acordo com o Estatuto do Idoso, que possui comissão especial na Câmara Federal, “é obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade”. Com base nessa premissa, a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), criou a Coordenadoria do Idoso (CI), que oferece diversas atividades e oficinas desenvolvidas exclusivamente para a terceira idade.

O Polo Cultural do Idoso, onde as atividades são oferecidas gratuitamente, fica localizado no bairro Cambuci, na capital paulista. O projeto tem o objetivo de estimular a qualidade de vida dos idosos por meio de atividades que proporcionem momentos de lazer,cultura e integração social. De segunda a sexta-feira, no período da tarde, são oferecidos cursos como artesanato, espanhol, bordado e fisioterapia. Os responsáveis pelos cursos são voluntários especializados nas atividades.

Os cursos são abertos a todos os moradores da cidade com mais de 60 anos, mas as vagas são limitadas. Para participar, o interessado deve comparecer ao local e preencher uma ficha de inscrição.

Jogos Regionais do Idoso (JORI)

Além dos cursos gratuitos, o Polo Cultural do Idoso desenvolve outros programas dedicados à terceira idade. A atuação do Polo é dividida em grandes temas, como Direitos e Segurança, Geração e Complementação de Renda, Educação e Saúde, Cidadania e Cultura e Esportes e Lazer. No segmento de Esportes e Lazer, são realizados o Jogos Regionais do Idoso (JORI), que está com inscrições abertas até o dia 12 de julho.

Com o intuito de promover a inclusão social do idoso por meio do esporte, as competições deste ano serão realizadas no Ginásio do Ibirapuera entre os dias 25 e 28 de agosto. Treze modalidades serão disputadas:  atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó,malha, natação, truco, vôlei adaptado, xadrez e tênis de mesa adaptado.

Serviços:

Conheça a programação completa das atividades oferecidas pelo Polo Cultural do Idoso, em São Paulo:

Segunda- feira

Fisioterapia
Horário: 14h às 15h

Artesanato
Horário: 14h às 15h

Terça-feira

Espanhol
Horário: 11h às 12h

Bordado
Horário: 14h às 16h

Quarta-feira

Fisioterapia
Horário: 14h às 15h

Pintura
Horário: 14h às 16h

Quinta-feira

Ginástica Terapêutica
Horário: 14h às 16h

Inglês
Horário: 14h às 16h e das 16h às 17h

Sexta-feira

Dança e Movimento
Horário: 10h às 11h

Dança (ensaio geral)
Horário: 14h às 16h

As oficinas do Polo Cultural do Idoso funcionam na Rua Teixeira Mendes, 262, no bairro Cambuci. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3207.9708 ou (11) 3207.9687.

Top